metropoles.com

Gêmeas com quadros muito diferentes de Covid-19 intrigam cientistas

Kelly e Kimberly moram juntas, têm comorbidades semelhantes, mas só uma delas precisou ser intubada para se recuperar da infecção

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
coronavírus ilustração
1 de 1 coronavírus ilustração - Foto: Getty Images

Aos 35 anos, as irmãs gêmeas americanas Kelly e Kimberly Standard sempre viveram juntas. Além de dividirem o mesmo DNA e a mesma aparência, moram no mesmo apartamento até hoje, têm sobrepeso e problemas metabólicos. As duas tiveram Covid-19 ao mesmo tempo mas, pela primeira vez na vida, enfrentaram situações muito diferentes.

Kelly, que tem asma e um caso mais severo de diabetes, teve febre e falta de ar, chegou a ser internada, mas foi liberada uma semana depois. Sua irmã, em contrapartida, passou um mês em condição crítica, precisou ser intubada e ficou na UTI para se recuperar da infecção.

A situação rendeu um estudo de caso publicado na revista científica Journal of Medical Cases e surpreendeu os profissionais de saúde responsáveis pelo tratamento.

Os cientistas ainda não entendem como pessoas geneticamente idênticas podem ter apresentado reações tão distintas ao coronavírus, mesmo considerando que não é só o DNA que define como o corpo lida com infecções. Fatores externos que acontecem ao longo da vida, como exposição a diferentes situações e alimentos, que influenciam na microbiota intestinal, também podem produzir consequências na resposta imunológica.

Embora ainda não esteja comprovado pela ciência, outra hipótese é que a carga viral faça diferença na gravidade da infecção. Neste caso, Kimberly teria tido contato com maior quantidade de coronavírus e, por isso, apresentou um desfecho pior.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?