Fiocruz busca voluntários para pesquisa sobre saúde mental na pandemia

Fundação procura profissionais de saúde do DF e MS para colaborarem em pesquisa sobre alterações no cotidiano provocadas pela Covid-19

atualizado 26/02/2021 16:36

Máscara em médicaiStock

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) está em busca de médicos, dentistas, técnicos em saúde bucal, enfermeiros, técnicos em enfermagem, fisioterapeutas, farmacêuticos e técnicos em farmácia que atuem no Distrito Federal e no Mato Grosso do Sul para participar de uma pesquisa sobre a saúde mental de trabalhadores na pandemia de coronavírus. Os interessados devem preencher um formulário virtual no site da fundação.

Além de entender como a pandemia de Covid-19 tem impactado a saúde mental dos profissionais, a pesquisa tem como objetivo fomentar estratégias eficazes de suporte a esses trabalhadores. Além da Fiocruz Brasília e da Fiocruz Mato Grosso do Sul, participam do estudo a Escola de Saúde Pública do Estado de Mato Grosso do Sul e as Universidades Federal e Estadual de Mato Grosso do Sul.

De acordo com Débora Dupas, pesquisadora da Fiocruz Mato Grosso do Sul, trabalhadores da saúde estão propensos a apresentar quadros de estresse, depressão e ansiedade por conta da sobrecarga de trabalho e pelo próprio manejo da doença, já que o tratamento está em constante evolução.

A queda na saúde mental destes profissionais pode resultar em mais pedidos de licença e afastamento do trabalho, dificultando o atendimento aos pacientes infectados pelo Sars-CoV-2.

“A situação pode refletir negativamente na vida destes profissionais, mesmo após a pandemia, e no cuidado à saúde da população. Com a análise dos dados, pretendemos elucidar um novo caminho para fomentar estratégias no processo de prevenção e reabilitação no âmbito da saúde do trabalhador, ressignificando o tratamento do sofrimento humano, permitindo um novo olhar sobre o cuidado e a humanização, e contribuindo tanto no gerenciamento da atual crise sanitária como em eventuais crises no futuro”, reforça Débora.

Se você é profissional de saúde no Distrito Federal, clique aqui para responder à pesquisa “O impacto dos transtornos mentais no trabalhador e no trabalho em saúde no contexto da pandemia da Covid-19”.

0

 

Últimas notícias