metropoles.com

Fiocruz Brasília lança projeto de autocoleta para detectar HPV em catadoras

O autoteste será analisado no primeiro centro de pesquisa clínica e molecular da Fiocruz em Brasília, inaugurado nesta quarta (29/3)

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Science Photo Library/GettyImages
Desenho de útero um com focos do câncer no colo do útero - metropoles
1 de 1 Desenho de útero um com focos do câncer no colo do útero - metropoles - Foto: Science Photo Library/GettyImages

Um novo projeto da Fiocruz, em parceria com o Hospital Universitário de Brasília (HUB), permitirá que mulheres catadoras de material reciclado coletem amostras de células do colo uterino sozinhas para verificar a presença do papilomavírus humano (HPV).

O vírus é o mais comum entre os causadores de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e pode provocar desde uma simples verruga e até o câncer de colo de útero – terceiro tipo de câncer mais frequente no Brasil.

A ideia do projeto é trazer mais conforto às mulheres, já que o tradicional exame de Papanicolau pode provocar constrangimento. O autoteste é sensível e preciso, não exige entrega imediata após a coleta, e possibilita que pacientes que moram longe de unidades de saúde façam o exame.

As participantes, que já fazem parte de outras iniciativas de saúde da Universidade de Brasília (UnB), receberão um kit de autocoleta para que possam coletar o material diretamente da vagina. Elas serão responsáveis por levar a amostra ao laboratório, que é o primeiro centro de pesquisa clínica e molecular da Fiocruz Brasília.

O material será armazenado para pesquisas e encaminhado para colposcopia, exame que identifica a presença de câncer cervical. Em caso positivo, a mulher será notificada para o tratamento adequado no Sistema Único de Saúde (SUS) do DF.

O estudo quer avaliar a efetividade de novas estratégias de rastreio e triagem cervical baseadas em HPV utilizando amostras autocoletadas. Após o projeto piloto, os pesquisadores pretendem atender até 20 mil mulheres do DF e de Manaus, local onde há parceiros de pesquisa.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?