metropoles.com

Farmacêutica vai reduzir 70% do preço da insulina nos Estados Unidos

A empresa Eli Lilly, responsável por um dos remédios mais importantes no tratamento de diabetes, anunciou redução de preço nesta quarta

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Fotografia de frascos de remédio e seringa com o símbolo da farmacêutica Eli Lilly ao fundo - Metrópoles
1 de 1 Fotografia de frascos de remédio e seringa com o símbolo da farmacêutica Eli Lilly ao fundo - Metrópoles - Foto: GettyImages

A farmacêutica Eli Lilly anunciou, nesta quarta (1º/3), que vai reduzir o preço de uma das insulinas da empresa em 70% nos Estados Unidos. A decisão vale para o medicamento Humalog, mas um corte no valor de outro remédio semelhante, o Humulin, também deve acontecer nos próximos meses.

“A Lilly está tomando essas medidas para facilitar o acesso à insulina e ajudar os americanos que podem ter dificuldades para lidar com um sistema de saúde complexo, que pode impedi-los de obter insulina a um preço acessível”, explica a empresa, em um comunicado.

O novo valor da insulina Humulin (cerca de R$ 130 o frasco) começa a ser praticado no dia 1º de maio nos Estados Unidos. Ainda não há informações sobre se a empresa pretende abaixar os preços em outros mercados, inclusive no Brasil.

O presidente dos EUA, Joe Biden, usou sua conta no Twitter para celebrar a notícia, e pede que outros laboratórios sigam o exemplo.

O corte no preço acontece durante uma tendência no aumento do custo da insulina, que acompanha uma alta na quantidade de pessoas com diabetes causada pelo estilo de vida. Segundo o CEO da farmacêutica, David Ricks, a insulina ainda não é acessível para todos os pacientes, e isso precisa mudar.

Confusão no Twitter

Em novembro de 2022, um perfil fake da empresa comprou o selo azul do Twitter e anunciou que a insulina seria gratuita a partir daquele momento. As ações da Eli Lilly caíram mais de 4% em um dia, e a farmacêutica precisou confirmar que a informação era falsa.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?