metropoles.com

Farmacêutica pede à Anvisa uso emergencial de antiviral contra Covid

O Molnupiravir, quando usado no início dos sintomas da doença, reduz em 50% o risco de morte pelo novo coronavírus

atualizado

Compartilhar notícia

MSD
PILULA Merck
1 de 1 PILULA Merck - Foto: MSD

O grupo farmacêutico americano Merck Sharp & Dohme (MSD) enviou à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), nesta sexta-feira (26/11), o pedido de uso emergencial da pílula antiviral Molnupiravir.

Considerado um dos mais promissores no tratamento da Covid-19, o medicamento inibe a replicação viral do Sars-CoV-2, causador da doença, no organismo e evita a evolução para casos graves.

O fármaco obteve, na última sexta-feira (19/11), a primeira aprovação para uso emergencial no mundo, concedida pela Agência Europeia de Medicamentos (EMA, na sigla em inglês). A Food And Drug Administration (FDA), órgão regulador dos Estados Unidos, também avalia o pedido para a utilização do remédio no país.

Veja quais são os sintomas mais frequentes de Covid-19:

0

Em estudos, o Molnupiravir conseguiu reduzir significativamente o risco de internações e mortes por Covid-19. A pesquisa foi realizada entre pacientes contaminados, com quadro leve a moderado, e que tinham algum fator de risco relacionado à predisposição para agravamento da doença.

O remédio é indicado para o tratamento imediato da infecção do novo coronavírus – preferencialmente até o quinto dia após o início dos sintomas – por pessoas com quadros de leve a moderado e risco de complicação da doença.

A empresa também sugere a administração do fármaco como estratégia de prevenção para pessoas que estiveram em contato com alguém que testou positivo para Covid-19 nas últimas 72 horas e apresentam pelo menos um sintoma da doença.

Compartilhar notícia