metropoles.com

Grã-Bretanha autoriza uso de antiviral molnupiravir contra Covid

Pílula oral é destinada ao tratamento imediato da infecção por pessoas com risco de complicação. Tratamento está em teste no Brasil

atualizado

Compartilhar notícia

Myke Sena/Esp. Metrópoles
remédio medicamento saude comprimido alopada
1 de 1 remédio medicamento saude comprimido alopada - Foto: Myke Sena/Esp. Metrópoles

Os reguladores de medicamento da Grã-Bretanha aprovaram, nesta quinta-feira (4/11), o uso do antiviral molnupiravir, desenvolvido pelas farmacêuticas Merck e Ridgeback Biotherapeutics, para o tratamento da Covid-19.

Com a decisão, o país se torna o primeiro do mundo a ter permissão para prescrever uma medicação antiviral oral para o tratamento domiciliar de adultos infectados com o novo coronavírus. O molnupiravir é destinado ao tratamento imediato da doença em pessoas expostas ao vírus e com risco de complicação.

“Continuaremos avançando com rigor e urgência para levar o molnupiravir a pacientes em todo o mundo o mais rápido possível”, disse o presidente da Merck, Robert M. Davis, em comunicado.

Estudos clínicos mostraram que a pílula experimental da Merck foi capaz de reduz o risco de hospitalização e morte em até 50%. O molnupiravir age introduzindo erros no código genético do novo coronavírus, impedindo que ele faça cópias de si mesmo.

O medicamento é visto com otimismo por especialistas em saúde que destacam entre suas vantagens as facilidades de uso, armazenamento e fabricação, possibilitando ainda o acesso de países de baixa e média renda.

A Merck também enviou o pedido de uso emergencial do molnupiravir à agência Food and Drug Administration (FDA), dos Estados Unidos, e à Agência Europeia de Medicamentos.

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) participa de um braço do estudo clínico do molnupiravir no Brasil, com duração de seis meses. Sete centros de pesquisa do país participam da pesquisa.

Veja quais são os sintomas mais frequentes de Covid-19:

0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?