metropoles.com

Farelo de trigo: saiba mais sobre alimento alternativo ao psyllium

O farelo de trigo é uma fonte de fibras mais barata que o psyllium e pode ser tão eficiente quanto ele para a dieta

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Farelo de trigo fresco servido em um pote de madeira em um close-up detalhado (foco seletivo) - Metrópoles
1 de 1 Farelo de trigo fresco servido em um pote de madeira em um close-up detalhado (foco seletivo) - Metrópoles - Foto: Getty Images

O trigo é um dos cereais mais consumidos no mundo, mas costumamos incluir apenas a farinha branca na alimentação: ela é justamente o subproduto menos rico do alimento.

Um dos derivados mais saudáveis para o organismo humano é o farelo de trigo, também conhecido como fibra de trigo. Ele é obtido conforme a casca do trigo é moída para produzir a farinha e por muitos anos foi usado apenas como ração para animais.

Os benefícios do farelo de trigo descobertos recentemente, porém, acabaram aproximando o alimento do prato dos humanos, especialmente por ser uma rica fonte de fibras que não pesa no bolso.

A cada 100 gramas do farelo de trigo, cerca de 35 g são fibras. Embora seja menos do que o psyllium, por exemplo, que tem até 55 gramas de fibra na mesma quantidade, o farelo pode ser até 10 vezes mais barato em lojas de produtos naturais.

“O farelo pode ser utilizado com as mesmas finalidades que o psyllium, a diferença fica só na dosagem delas. Mas o farelo é um alimento que recomendo sempre em primeiro lugar por ser muito acessível e ajudar na regulação de fibras do organismo”, afirma o nutricionista Bruno Rua, de Brasília.

Alimentos com fibras , como abacate, banana, massas integrais e laranja
Alimentos ricos em fibras são crucias para dietas saudáveis

Benefícios da ingestão do farelo de trigo para a saúde

O farelo de trigo oferece vários benefícios à saúde. As fibras presentes nele ajudam a regular a movimentação do intestino e reduzem a velocidade de absorção dos carboidratos dos alimentos, diminuindo os picos de glicose no organismo.

As fibras também são conhecidas por sugar a gordura dos alimentos, o que reduz a absorção delas pelo organismo. Por isso, o farelo de trigo pode contribuir para evitar o acúmulo de gordura nas paredes das artérias, um dos principais fatores de risco de doenças cardiacas graves.

Além disso, por reduzir o ritmo digestivo, a fibra também proporciona uma sensação de saciedade mais duradoura, o que reduz a fome e pode ser um aliado para processos de emagrecimento.

A recomendação de ingestão depende dos demais alimentos consumidos, mas o ideal é ficar em cerca de 20 gramas de farelo de trigo por dia. O alimento pode ser adicionado a frutas, iogurtes e pães — ele praticamente não altera o sabor dos alimentos.

Nesta medida, o farelo de trigo tem poucas calorias (45 kcal) e oferece 8,6 gramas de fibras, o que equivale a de 10% a 40% do que as pessoas precisam ingerir por dia, a depender do gênero, idade e peso.

É preciso, porém, ter cuidado com o consumo do farelo de trigo, já que o alimento possui um residual de glúten que não pode ser ignorado pelos celíacos ou pessoas com alergias severas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?