metropoles.com

Humanos estão perdendo capacidade de digerir fibras, afirma estudo

Pesquisa descobriu que bactérias especializadas em digerir fibras estão cada vez mais raras nos intestinos humanos

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Imagem mostra várias frutas e legumes ricos em fibras em um fundo amarelo - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra várias frutas e legumes ricos em fibras em um fundo amarelo - Metrópoles - Foto: GettyImages

As fibras são parte essencial da alimentação humana. Elas permitem que o intestino trabalhe corretamente, mantendo o funcionamento do sistema imunológico e os níveis certos de colesterol e insulina. Porém, de acordo com pesquisadores israelenses, estamos perdendo a capacidade de digeri-las.

Publicado em 14 de março na revista Science, o estudo da Universidade Ben-Gurion mostra que, comparando a microbiota de humanos de diferentes épocas e regiões, atualmente temos uma quantidade muito menor do microrganismos que decompõe fibras.

Segundo os cientistas, em amostras de fezes de pessoas que viveram há dois mil anos, as bactérias Ruminococcus eram abundantes. Nas populações mais modernas e industrializadas, esses microrganismos estão se tornando cada vez mais raros.

Os pesquisadores acreditam que, com uma dieta pobre em fibras, o intestino vai se tornando um local menos agradável para as bactérias, que diminuem em número. “Esses achados sugerem um declínio dessas espécies no intestino humano, provavelmente influenciado pela mudança para estilos de vida ocidentalizados”, escrevem.

Os cientistas sugerem que mais pesquisas sejam feitas para entender se essa falta de fibras está relacionada com a saúde metabólica cada vez mais pobre da população mundial. Outro questionamento ainda sem resposta é se a suplementação ou reintrodução das fibras na dieta pode aumentar a quantidade de bactérias e, consequentemente, melhorar a saúde.

Frutas sortidas em prato - Metrópoles
As fibras causam sensação de saciedade prolongada

A digestão de fibras

Por muitos anos, a ciência acreditava que o corpo humano não era capaz de digerir celulose, uma substância que está presente na parede celular das plantas. Apenas em 2003 foram descobertas bactérias do intestino que podem destruir as fibras.

Os microrganismos do gênero Ruminococcus provavelmente foram absorvidos pelo nosso organismo pelo convívio com ruminantes durante a domesticação dos animais. Assim, o corpo se tornou capaz de digerir plantas.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?