metropoles.com

Exercício físico protege a cognição durante o envelhecimento, diz USP

Pesquisadores da USP concluíram que os exercícios físicos ajudam a preservar a capacidade cognitiva após estudo com idosos

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Idoso levantando peso na academia
1 de 1 Idoso levantando peso na academia - Foto: Getty Images

Os exercícios físicos protegem a cognição durante o envelhecimento. A constatação vem de pesquisa realizada por cientistas da Universidade de São Paulo (USP).

O estudo partiu do acompanhamento de 45 voluntários, todos com mais de 60 anos, sendo 38 mulheres e sete homens. Os participantes foram recrutados em uma unidade básica de saúde do estado de São Paulo.

Como ponto de partida, os cientistas dividiram os voluntários em dois grupos: um ativo e outro sedentário. O grupo ativo reuniu 25 pessoas que, durante suas rotinas semanais, executavam um tempo equivalente a 150 minutos ou mais de atividades físicas. O grupo de sedentários reuniu 20 pessoas, que realizavam menos de 150 minutos de atividades físicas por semana.

Imagens cerebrais

Os voluntários foram submetidos a exames de ressonância magnética que obtiveram imagens 3D de alta resolução dos cérebros. Os resultados mostraram que os idosos que estavam no grupo dos ativos fisicamente apresentaram volumes maiores em 39 áreas cerebrais.

“Os resultados da pesquisa da USP sugerem que o tempo de prática de atividade física seja uma ferramenta importante para mitigar o declínio do volume cerebral e para preservar a cognição durante o processo de envelhecimento”, relatou o orientador da pesquisa e professor do Laboratório de Adaptação ao Treinamento de Força, da Escola de Educação Física e Esporte (EEFE) da USP, Carlos Ugrinowitsch, para o Jornal da USP.

0

 

Leia a reportagem completa sobre o assunto no site SportLife, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?