metropoles.com

Estudo revela fruta que aumenta massa magra e melhora imunidade

Pesquisadores da Escola de Medicina Harvard, nos EUA, analisaram a dieta de 1,7 mil pessoas ao longo de 12 anos para chegar à resposta

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Frutas que salvaram a dieta em 2021
1 de 1 Frutas que salvaram a dieta em 2021 - Foto: Getty Images

“Seguir uma dieta saudável e diversificada” é um conselho médico unânime. Mas, o que comer para viver mais? Tentando contribuir para a resposta, pesquisadores da Escola de Medicina Harvard, em Boston, nos Estados Unidos, descobriram que a maçã deve ser um alimento constante no cardápio da longevidade.

Segundo eles, a fruta é capaz de reduzir em 20% o risco de as pessoas apresentarem a síndrome da fragilidade. O quadro acomete principalmente os idosos, e é caracterizado por redução de massa muscular e força, além de baixa energia para atividades do dia a dia.

Os pacientes com a síndrome da fragilidade se tornam mais vulneráveis a doenças crônicas, infecções e estresses agudos no organismo. E como a maça pode protegê-los? Os pesquisadores acreditam que os flavanoides presentes na fruta são a explicação.

O que são flavanoides?

Os pesquisadores analisaram dietas de 1.701 pessoas ao longo de 12 anos para investigar uma possível ligação entre o consumo de alimentos com flavonoides e a síndrome da fragilidade.

Os flavonoides são compostos químicos presentes em frutas como maçã, uva, romã, morango, mirtilo, framboesa e frutas cítricas, e em vegetais como brócolis, espinafre, couve e cebola. Também estão em cereais e sementes, como nozes, soja e linhaça, por exemplo.

Os flavonoides têm ação anti-inflamatória, antiviral, antibacteriana, antialérgica e vasodilatadora. Em estudos anteriores, já foram associados à prevenção de doenças crônicas, como as cardiovasculares e o câncer.

0

Quais foram os resultados?

No período de 12 anos, 13,2% dos participantes desenvolveram a síndrome da fragilidade. Os pesquisadores descobriram que, para cada 10 mg extra de flavonoides incluídos na dieta diária – o que equivale a quantidade encontrada em uma maçã, o risco de ter o quadro caiu 20%.

O grupo apontou um flavanoide chamado quercetina como o mais favorável para a proteção da saúde. Ela está presente em maior concentração nas frutas vermelhas, como a maçã, e em temperos, como a cebola, a salsa e a sálvia.

“Os dados sugerem que pode haver subclasses particulares de flavonoides que têm maior potencial como estratégia dietética para a prevenção da fragilidade”, escreveu o pesquisador Shivani Sahni, co-autor do estudo. O trabalho foi publicado em maio no American Journal of Clinical Nutrition.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?