metropoles.com

Estudo: histórico de compras em farmácia pode ajudar a prever câncer

Pesquisadores descobriram que mulheres com câncer de ovário começaram a comprar remédio para dor e indigestão 8 meses antes do diagnóstico

atualizado

Compartilhar notícia

Hugo Barreto/Metrópoles
Procon notifica farmácias por venda de álcool em gel caro
1 de 1 Procon notifica farmácias por venda de álcool em gel caro - Foto: Hugo Barreto/Metrópoles

Pesquisadores do Imperial College London, no Reino Unido, descobriram que rastrear as compras de farmácia de mulheres pode ajudar a prever o diagnóstico do câncer de ovário. Segundo os cientistas, nos meses anteriores à identificação do tumor, pode ser observada a compra frequente de analgésicos e remédios para indigestão.

O estudo foi publicado na revista científica MIR Public Health and Surveillance. O câncer de ovário costuma ser diagnosticado só quando está avançado, já que os principais sintomas são genéricos, como inchaço no estômago, indigestão, dor pélvica ou abdominal, perda de apetite e vontade de urinar com frequência.

Os pesquisadores usaram dados de um programa de fidelidade para analisar as compras de 283 clientes de duas redes de farmácia ao longo de seis anos. Foi notado um aumento na compra de remédios para dor e indigestão nas mulheres que foram diagnosticadas com câncer de ovário até oito meses depois.

“Isso indica que muito antes de as mulheres reconhecerem seus sintomas como alarmantes o suficiente para ir ao médico, elas tentam tratá-los em casa”, explica o principal autor do estudo, James Flanagan, em entrevista à BBC.

Os cientistas esperam que outras pesquisas consigam confirmar a descoberta, e devem continuar o levantamento para verificar se o histórico de compras também pode indicar outros tipos de câncer, como de bexiga, estômago e fígado.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?