Câncer de ovário: veja 4 sinais que a maioria das mulheres desconhece

O câncer de ovário é uma das neoplasias que mais afetam mulheres. No entanto, os sintomas iniciais nem sempre são conhecidos pelas pacientes

atualizado 22/02/2022 14:46

Dirceu Crispi, Flickr

Uma pesquisa realizada pela instituição Target Ovarian Cancer, do Reino Unido, divulgada nesta terça-feira (22/2), revelou que ao menos dois terços das mulheres desconhecem os principais sintomas relacionados ao câncer de ovário. O levantamento faz um alerta para o risco do diagnóstico tardio da doença.

O câncer de ovário é a segunda neoplasia ginecológica mais comum no Brasil, atrás apenas do câncer do colo do útero, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (INCA).

O inchaço, a dor de barriga, a sensação de saciedade ou a necessidade frequente de ir ao banheiro são quatro sinais de alerta importantes para a doença.

Entrevistas com 1.000 mulheres do Reino Unido mostraram que apenas uma em cada cinco (20%) sabe que o inchaço é um dos indicadores da presença de um tumor. Dois terços têm conhecimento sobre a dor de barriga.

Praticamente nenhuma delas sabia que se sentir saciada rapidamente (97%) ou fazer xixi com mais frequência (99%) poderiam ser sinais da doença.

“Esses números são incrivelmente decepcionantes. Conhecer os sintomas é crucial para todos. Precisamos tornar as campanhas de sintomas uma realidade sustentada e em larga escala apoiadas pelo governo”, disse a CEO da instituição, Annwen Jones OBE.

Diagnóstico

A pesquisa mostrou que 40% das mulheres do Reino Unido acreditam equivocadamente que o exame Papanicolau detecta o câncer de ovário, quando na verdade ele é indicado para o rastreamento do câncer de colo de útero.

“A confusão entre câncer do colo do útero e câncer de ovário pode ser fatal. Pensar que um teste de esfregaço (do colo de útero) também ajuda a prevenir o câncer de ovário impede as pessoas de procurar os sintomas”, disse a Target Ovarian Cancer.

Mais lidas
Últimas notícias