Equipe do Hospital de Sobradinho faz cirurgia bariátrica pela 1ª vez

Unidade prepara projeto para implantar o serviço que, atualmente, só é oferecido na rede pública pelo Hospital Regional da Asa Norte

atualizado 19/09/2019 20:04

hospital de sobradinhoGoogle Street View/Reprodução

O Hospital Regional de Sobradinho planeja implantar um serviço para a realização de cirurgias bariátricas na unidade. Atualmente, na rede pública de saúde do Distrito Federal, o procedimento é feito apenas no Hospital Regional da Asa Norte (Hran). O primeiro passo para que a técnica de tratamento à obesidade seja oferecida foi dado na última quarta-feira (19/09/2019) com a realização de uma primeira cirurgia bariátrica na unidade de saúde.

A cirurgia beneficiou a paciente Damila Marques, 28 anos, que estava na fila de espera pelo procedimento há quatro anos.  “É um sonho que se tornou realidade”, afirmou Damila. “Foi justamente quando disse que a cirurgia estava nas mãos de Deus que me ligaram. No dia seguinte, fiz a bariátrica. Posso dizer que foi 100%. Os profissionais são excelentes, o atendimento e o cuidado, também”, elogiou a paciente que, de acordo com a Secretaria de Saúde, se recupera bem.

Segundo a gerente de Assistência Cirúrgica do Hospital Regional de Sobradinho, Talita Bringel, a equipe fará um planejamento no qual detalhará os recursos humanos e materiais necessários para a implantação do serviço. O plano será submetido à aprovação da Secretaria de Saúde do DF. “Foi ótimo e providencial. Temos cirurgiões residentes, que podem aprender com essa experiência. Todos serão beneficiados”, ponderou Bringel. (Com informações da Secretaria de Saúde do DF.)

Últimas notícias