metropoles.com

Entenda como dieta cetogênica pode controlar doenças neurológicas

O órgão do corpo humano que mais gasta energia é o cérebro, e dieta cetogênica está ligada ao metabolismo energético por ser low carb

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Prato de dieta cetogênica com salada, ovo frito e fatias de bacon - Metrópoles
1 de 1 Prato de dieta cetogênica com salada, ovo frito e fatias de bacon - Metrópoles - Foto: GettyImages

Além de ser muito conhecida como opção para a perda de peso, estudos recentes sugerem que a dieta cetogênica pode ser também uma alternativa no tratamento e controle da epilepsia.

O carboidrato é a principal fonte de energia do organismo humano. Sem a ingestão, o nosso corpo precisa se adaptar para obter energia e desvia o metabolismo energético para outra via. Uma rota metabólica alternativa e que costuma ter papel secundário na obtenção de energia é a cetogênica.

Ágata Haddad é farmacêutica da Equaliv e diz que, nessa situação, em vez de carboidratos são utilizadas gorduras como combustível. A partir da quebra de gorduras (também chamadas de lipídeos), são geradas moléculas chamadas de corpos cetônicos, por isso o nome dieta cetogênica.

A pessoa força o metabolismo a quebrar gorduras para manter-se em funcionamento. Vale lembrar que o órgão do corpo humano que mais gasta energia é o cérebro, que consome cerca de 20% de toda a nossa energia e representa 2% em média da massa corporal.

Dieta cetogênica e o cérebro

Estudos indicam que a adoção da dieta cetogênica reduz significativamente a ocorrência de crises convulsivas em pacientes com epilepsia. Devido aos seus efeitos sobre o sistema nervoso central, ela começou a ser estudada em diferentes contextos relacionados à saúde mental.

Os distúrbios neuropsiquiátricos costumam ter alguns pontos em comum, como o desbalanço de neurotransmissores, o estresse oxidativo e a inflamação. Além disso, a maioria dos pacientes acometidos por algum desses transtornos apresenta um metabolismo de glicose desregulado.

“Já foi demonstrado que a dieta cetogênica é capaz de regular o metabolismo da glicose, reduzir o estresse oxidativo e a inflamação, além de favorecer o funcionamento adequado de importantes sistemas de neurotransmissão”, disse Ágatha.

Leia a reportagem completa no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?