Endometriose: conheça outros sintomas além da cólica menstrual intensa

A cólica é o principal sintoma da endometriose, mas também é possível diagnosticá-la por meio de outros sinais; saiba quais são

atualizado 01/09/2022 17:53

Desenho de útero um com focos do câncer no colo do útero - metropoles Science Photo Library/GettyImages

No Brasil, uma em cada 10 mulheres têm endometriose, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Porém, por ser uma doença “silenciosa” e de diagnóstico tardio, os especialistas acreditam que esse número possa ser ainda maior. Os sintomas são, muitas vezes, ignorados por suas portadoras, que os confundem com as cólicas normais da menstruação.

“É um problema muito estigmatizado, visto que muitas pacientes possuem receio em falar o que estão sentindo. É muito difícil as pessoas em volta dessa mulher entenderem a dor, por isso, acaba sendo subestimado por ela mesma”, expõe o ginecologista e obstetra Marcos Tcherniakovsky.

Apesar de provocar fortes cólicas durante o período menstrual, a endometriose também pode ser assintomática. Por isso, é tão importante fazer visitas regulares ao ginecologista.

A causa da endometriose

A endometriose ocorre quando as células do endométrio — tecido que envolve a cavidade do útero —, não são expelidas na menstruação e migram para outras regiões do corpo, como trompas, ovário e intestino.

“Em algumas situações, o tecido, além de ser eliminado em forma de menstruação, volta pelas trompas, alcança e se deposita na cavidade pélvica e abdominal, formando a doença que, por vezes, é de caráter crônico e progressivo”, explica o ginecologista Eduardo Schor, presidente da Sociedade Brasileira de Endometriose.

Sintomas

O primeiro sinal de alerta da endometriose são as cólicas menstruais intensas e incapacitantes. No entanto, existem outros sintomas que merecem nossa atenção. Abaixo, listamos os principais deles:

  • Dor profunda na relação sexual;
  • Dor pélvica fora do período menstrual;
  • Fadiga crônica;
  • Dificuldade para engravidar;

Leia a reportagem completa com o restante dos sintomas no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias