metropoles.com

Empresa faz recall após prótese de silicone ser associada a câncer

A Allergan decidiu recolher produtos fabricados com a tecnologia Biocell depois que um tipo da doença foi relacionado aos produtos

atualizado

Compartilhar notícia

iStock
seio mulher silicone
1 de 1 seio mulher silicone - Foto: iStock

A fabricante de produtos farmacêuticos Allergan anunciou nesta quarta-feira (24/07/2019) um recall, em todo o mundo, de seus implantes de seios feitos de silicone texturizado. A decisão foi tomada depois de uma determinação da Food and Drug Administration (FDA), a agência de saúde americana, que proibiu a comercialização de alguns artigos da empresa nos Estados Unidos após novas evidências que os associaram à incidência do linfoma anaplásico de grandes células (ALCL), um tipo de câncer raro.

Em nota, a marca diz que está realizando um “recall voluntário” dos implantes de seios e expansores da linha Natrelle, feitos com a textura Biocell, que foram adquiridos por lojistas e profissionais de saúde em todo mundo. Os expansores são um item usado em técnicas de reconstrução da mama – inserido no seio, o material possibilita a expansão da pele e do músculo. De acordo com a nota da Allergan, a medida não impacta produtos de outras linhas.

Segundo a Allergan, “Os implantes mamários e os expansores de tecido texturizados preenchidos com solução salina e silicone Biocell não serão mais distribuídos ou vendidos em nenhum mercado onde estão atualmente disponíveis. A partir de agora, cirurgiões não devem mais utilizar as próteses e expansores de tecido mencionados, e todos os produtos em estoque devem ser devolvidos à Allergan”.

A mesma nota ressalta que o FDA não recomenda a retirada das próteses de pacientes assintomáticas. “Importante ressaltar, o FDA e outras autoridades sanitárias não recomendam a remoção ou substituição de implantes mamários ou expansores de tecido texturizados Biocell em pacientes assintomáticos”, afirma o texto.

Há dois anos, a FDA já havia anunciado que próteses de silicone poderiam estar associadas ao ALCL. No fim de 2018, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu a importação de alguns produtos da Allergan depois que a agência sanitária da França, com a qual a Anvisa mantém acordos de cooperação, divulgou dossiês nos quais relacionou a incidência desse câncer a quatro tipos de implantes comercializados pela marca.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações