metropoles.com

“É preciso que governo dê instruções claras e efetivas”, afirma OMS

Em entrevista coletiva na tarde desta quarta (24/06), diretor de emergências Michael Ryan destacou importância de uma comunicação clara

atualizado

Compartilhar notícia

OMS/Reprodução
Mike Ryan na OMS
1 de 1 Mike Ryan na OMS - Foto: OMS/Reprodução

O diretor de emergências da Organização Mundial de Saúde (OMS), Michael Ryan, afirmou, na tarde desta quarta-feira (24/06), que não há fórmula mágica ou saída fácil para o fim da pandemia do coronavírus. Também acrescentou que os governos devem manter uma comunicação clara e efetiva com a sociedade. Segundo ele, a população precisa saber o que fazer para se proteger da doença, mas também entender que suas ações impactam na capacidade de transmissão da Covid-19.

“É um momento de extrema vigilância, as autoridades precisam ser capazes de responder o mais rápido possível a novos casos, testando e identificando pessoas que tiveram contato com pacientes diagnosticados. É preciso que o governo dê instruções claras e efetivas à população e invista em infraestrutura de saúde. Sem a capacidade de fazer isso, não se pode excluir a necessidade de futuros lockdowns“, diz Ryan.

O diretor lembra ainda que o vírus explora “fragilidades no sistema de saúde, no governo e na educação” e explica que os números da epidemia respondem de maneira proporcional às ações que estão sendo tomadas. “Não dá para esperar passar. Aprendemos muito com países que agiram rapidamente e controlaram o surto. Olhem para eles e acharão suas respostas [sobre como agir contra o vírus]”, afirmou.

0

Compartilhar notícia