metropoles.com

Dor nas costas: conheça 6 hábitos comuns que prejudicam a coluna

Comportamentos comuns podem ser prejudiciais à saúde da coluna, diz ortopedista. Mudanças simples podem ajudar a evitar problemas futuros

atualizado

Compartilhar notícia

Tom Merton, Getty Images
Imagem mostra mulher de regata com as mãos nas costas - Metrópoles
1 de 1 Imagem mostra mulher de regata com as mãos nas costas - Metrópoles - Foto: Tom Merton, Getty Images

Muita gente sente dor nas costas depois de um longo dia de trabalho, mas a justificativa para esta sensação pode estar em hábitos que adotamos em nosso cotidiano e nem sabemos que são prejudiciais à coluna vertebral.

“Todos têm consciência de que faz mal à saúde da coluna manter uma má postura sentado, mas existem outros hábitos que muitos acreditam ser inofensivos, mas que podem ser ainda mais perigosos”, afirma o ortopedista Luiz Felipe Carvalho, especialista em saúde regenerativa da coluna.

Da cervical à lombar, a região das costas é fundamental para a mobilidade humana. Mantê-la forte e saudável é essencial para uma vida tranquila, especialmente com o envelhecimento. Por isso, o ortopedista aponta seis hábitos que são prejudiciais à saúde da coluna e causam dor nas costas. Confira:

1. Dormir na rede

Embora seja relaxante, dormir na rede pode levar à uma sobrecarga de peso na coluna e consequente dor nas costas. “Dormir na rede está longe de ser proibido, mas é algo que deve ser praticado com muita moderação, especialmente para pessoas que têm condições anteriores na coluna”, explica Carvalho.

2. Mau uso do celular

“Passar longos períodos curvado sobre o celular ou tablet pode resultar em má postura e sobrecarga na coluna cervical, em especial para crianças e adolescentes”, explica o ortopedista. O conselho do especialista é manter a tela do dispositivo ao nível dos olhos e fazer pausas frequentes para alongar o pescoço e as costas.

3. Cruzar as pernas

Manter as pernas cruzadas é tão natural para a maioria das pessoas que é algo que se faz sem perceber logo ao sentar. O hábito, porém, pode afetar o alinhamento da coluna se for repetido em excesso e causar dor nas costas.

“Pode haver uma tensão e um desequilíbrio muscular. Por isso, se deve evitar essa posição e manter os pés apoiados no chão ou em um suporte adequado que permita elevar as pernas e manter a postura correta”, ensina.

4. Dirigir por longos períodos

Permanecer sentado em uma posição estática, como a cadeira de um escritório, pode causar dor nas costas. Pior ainda quando a trepidação do motor de um automóvel coloca ainda mais pressão na coluna.

“Isso pode exercer uma pressão excessiva sobre os discos que estão entre as vertebras e causar dores nas costas”, diz Carvalho. A solução, segundo o ortopedista, está em fazer pausas regulares durante viagens longas de carro e investir em exercícios de alongamento focados nas costas.

5. Uso excessivo de salto alto

“O uso frequente de sapatos de salto alto pode alterar a curvatura natural da coluna, colocando pressão adicional sobre as articulações e os discos”, explica o ortopedista.

Ele recomenda o uso de sapatos mais confortáveis e com saltos mais baixos para reduzir o impacto na coluna, que costuma aparecer especialmente com o uso ao longo dos anos.

6. Bolsas e mochilas pesadas

“Carregar bolsas ou mochilas pesadas em um ombro só pode causar tensão nos músculos das costas. Opte por distribuir o peso igualmente entre os dois ombros ou utilize mochilas com alças largas e acolchoadas para melhor suporte”, ensina Carvalho.

Para o ortopedista, o cenário ideal para evitar a dor nas costas é escolher uma bolsa que possa ser transportada com rodinhas, eliminando todo o peso.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações