Doença neurológica rara causada pela Covid já foi achada em 21 países

Mielite Transversa Aguda (ATM) é uma inflamação da medula espinhal que pode causar dor, paralisia e problemas sensoriais

atualizado 28/04/2021 13:31

anatomia da cabeçaCSA Images/Getty Images

Mais de um ano após o primeiro caso confirmado de Covid-19 no mundo, a ciência continua descobrindo novas doenças desencadeadas pela presença do coronavírus no organismo humano. De acordo com uma revisão de casos, a infecção pode causar Mielite Transversa Aguda (ATM, na sigla em inglês), uma condição neurológica rara causada por uma inflamação na medula espinhal. Os principais sintomas são dor, paralisia e problemas sensoriais.

Segundo o levantamento, foram identificados 43 casos em adultos entre 21 e 73 anos em 21 países. Pelo menos três crianças entre 3 e 14 anos também foram diagnosticadas com a doença.

“Descobrimos que a ATM pode ser uma complicação neurológica da Covid-19 inesperadamente frequente. A maioria dos casos (68%) teve latência de 10 dias a 6 semanas após a infecção, o que pode indicar complicações neurológicas pós-infecciosas mediadas pela resposta do hospedeiro ao vírus”, escrevem os pesquisadores em artigo publicado na revista científica Frontiers in Imunnology.

Nos 43 casos identificados, os pacientes ficaram tetraplégicos ou paraplégicos, com outros problemas associados, como falta de controle da bexiga. Os cientistas acreditam que cerca de 1,2% de todas as alterações neurológicas causadas pelo coronavírus são ATMs.

Também foram identificados três casos entre os participantes dos estudos clínicos da vacina de Oxford/AstraZeneca. Os pacientes ainda estão sendo investigados para verificar a relação entre o imunizante e a ATM.

Saiba como o coronavírus ataca o corpo humano:

0

Últimas notícias