Covid-19 causa diferentes problemas no cérebro em casos graves, diz estudo

Pesquisa publicada na The Lancet Psychiatry mostra que AVCs são os mais comum, mas também podem ocorrer distúrbios de comportamento

atualizado 26/06/2020 12:50

VSRao/https://pixabay.com

Um estudo realizado por cientistas de quatro universidades inglesas mostrou que pacientes da Covid-19 internados em estado grave podem sofrer vários tipos de complicações cerebrais, como acidente vascular cerebral (AVC), confusão mental e inflamações neurológicas.

Os pesquisadores das universidades de Liverpool, Southampton, Newcastle e University College London analisaram quadros clínicos de 125 pessoas internadas nos hospitais do Reino Unido entre os dias 02 e 26 de abril. Destas, 62% (77 pessoas) sofreram derrames, de acordo com trabalho publicado na quinta-feira (25/06) na revista The Lancet Psychiatry.

A maioria dos casos foi provocada por coágulos sanguíneos no cérebro (derrame isquêmico). Acredita-se que os trombos sejam formados a partir das inflamações causadas pela Covid-19.

Os médicos também observaram que pelo menos 39 pessoas demonstraram sinais de confusão mental ou mudanças de comportamento enquanto estavam doentes. Vinte e três foram diagnosticadas com condições psiquiátricas como psicose de início recente ou síndrome semelhante à demência. Nove tiveram encefalopatia (disfunção cerebral não identificada) e sete encefalite, uma inflamação do cérebro.

“Os médicos devem estar atentos à possibilidade de os pacientes com Covid-19 desenvolverem essas complicações e, inversamente, à possibilidade de Covid-19 em pacientes que apresentam síndromes neurológicas e psiquiátricas agudas”, comentou o co-autor do estudo, Benedict Michael, da Universidade de Liverpool, na publicação.

Os efeitos do coronavírus no cérebro ainda estão sendo mapeados. No Brasil, a Universidade de Brasília (UnB) realizará um estudo, em parceria com o Hospital Universitário de Brasília (HUB) e o Hospital Sírio Libanês, sobre o assunto.

 

Publicidade do parceiro Metrópoles
0

 

Mais lidas
Últimas notícias