Dicas simples aliviam os desconfortos provocados pela sinusite

Umidificar o ar, fazer inalações com ervas e lavar o nariz com soro caseiro são ações que amenizam os sintomas

ljubaphoto, Getty Imagesljubaphoto, Getty Images

atualizado 30/01/2019 11:42

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que provoca dor de cabeça, corrimento no nariz e sensação de peso no rosto. Ao longo da vida, podem acontecer vários episódios de sinusite causados por infecções provocadas pelo vírus da gripe ou crises alérgicas. Conheça algumas dicas caseiras sem contraindicação para aliviar os sintomas da sinusite:

Umidifique o ar: você pode usar um aparelho umidificador ou simplesmente colocar um balde com água morna dentro do quarto. Isso faz com que as vias respiratórias fiquem mais hidratadas e menos irritadas, aliviando o desconforto. Essa dica é especialmente útil para ter uma boa noite de sono, sobretudo em locais muito secos.

Lavagem nasal: o uso de algumas gotas de soro fisiológico em cada narina ajuda a eliminar a sujeira e o acúmulo de secreções, pois fluidifica o catarro. O ideal é não inspirar o soro, e sim assoar o nariz logo a seguir.

Solução caseira: misture uma colher de sopa de sal em um copo de água filtrada. Utilize uma seringa para jogar um jato da solução salina dentro do nariz, mantendo a boca aberta. Essa é uma forma de desentupir o nariz.

Vaporização: em uma bacia coloque algumas folhas e flores de camomila com água quente. Cubra a cabeça com uma toalha e inspire esse vapor por 10 minutos. Isso ajuda a aliviar a congestão nasal. Você também pode molhar um pano e, com ele úmido no rosto, ajudar a soltar a secreção. Outro bom método para desentupir o nariz é misturar cinco gotinhas de óleo essencial de eucalipto com uma colher de sopa de sal e água fervente e inalar esse vapor.

Alimentação: a ingestão de sopas ou caldos é uma ótima opção de almoço ou jantar quando se está doente. Além de o vapor da comida quente ajudar a desobstruir o nariz, ele diminui a irritação nasal e provoca uma sensação de conforto e bem-estar. O fato de você optar por alimentos mais leves faz com que a digestão seja mais rápida.

Lembre-se de descansar bastante para repor as energias e hidratar-se. Consumir água ou chás também ajuda a manter os tecidos do corpo mais hidratados.

Últimas notícias