Diabetes tipo 1: conheça o 1º tratamento preventivo aprovado nos EUA

O teplizumab, da Provention Bio e Sanofi, é indicado a pacientes com diabetes tipo 1 para retardar o início da dependência de insulina

atualizado 22/11/2022 6:58

Foto colorida: pessoa posiciona dedo indicador em teste de diabetes - Metrópoles Towfiqu Photography, Getty Images

Um novo medicamento aprovado nos Estados Unidos é apontado como uma aposta para a prevenção do diabetes tipo 1 em pessoas propensas a desenvolver o último estágio da doença. O teplizumab, um anticorpo monoclonal desenvolvido pela biofarmacêutica Provention Bio em parceria com a Sanofi, é o primeiro tratamento destinado a retardar o início da dependência de insulina.

A Food and Drug Administration – órgão americano equivalente à Anvisa – aprovou, na última quinta-feira (17/11), o uso do medicamento para crianças com 8 anos ou mais, em estágio dois da diabetes tipo 1, ou para adultos em estágio três.

O teplizumab será comercializado com o nome de Tzield. Ele é um anticorpo monoclonal direcionado ao anticorpo CD3, administrado por infusão intravenosa uma vez ao dia durante 14 dias. Ele suprime a resposta imune do corpo e permite a produção de insulina por mais tempo, retardando a dependência clássica do hormônio no diabetes tipo 1, também conhecido como diabetes mellitus.

O medicamento se destina a pessoas que apresentam dois ou mais autoanticorpos que estão relacionados à progressão da doença e problemas na estabilidade do açúcar no sangue, ou seja, já foram diagnosticadas com o diabetes tipo 1, mas ainda não são dependentes de insulina. O tratamento representa um avanço para pacientes, que ganham tempo e qualidade de vida antes do aparecimento dos primeiros sintomas.

O estudo clínico mostrou que, entre os pacientes em estágio dois, o teplizumab atrasou a progressão para o estágio três em aproximadamente dois anos, em média, em comparação com o placebo.

“Esta é uma ocasião histórica para a comunidade de diabetes tipo 1 e uma mudança de paradigma para indivíduos que convivem há oito anos ou mais com a doença em estágio dois, que agora têm uma terapia aprovada pelo FDA para retardar o início da doença em estágio três”, explica a cofundadora e CEO da Provention Bio, Ashleigh Palmer, em comunicado.

As empresas parceiras esperam iniciar a comercialização do medicamento até o fim deste ano nos Estados Unidos, e realizar o lançamento completo em janeiro de 2023.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

Diabetes tipo 1

O diabetes é uma doença metabólica crônica que afeta a vida de aproximadamente 422 milhões de pessoas em todo o mundo. A cada ano, 1,5 milhão de mortes são diretamente atribuídas a ela, segundo estimativa da Organização Mundial de Saúde (OMS).

O diagnóstico do diabetes tipo 1 geralmente ocorre em crianças e adultos jovens, mas pode acontecer em qualquer idade. Os pacientes apresentam problemas na produção ou absorção de insulina pelo pâncreas – o hormônio ajuda o corpo nos processos de quebra da glicose (açúcar no sangue) para gerar a energia necessária para manter o organismo em pleno funcionamento.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias