metropoles.com

Covid: veja as regras para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos

Imunizante da Pfizer, intervalo de 8 semanas e autorização por escrito quando o responsável não estiver presente são algumas das exigências

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
vacinacao-de-crianas
1 de 1 vacinacao-de-crianas - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

O Ministério da Saúde divulgou, nessa quarta-feira (5/11), as regras para a vacinação infantil contra a Covid-19, que terá início em 14 de janeiro.

De acordo com a pasta, o imunizante que será usado em crianças de 5 a 11 anos é o da farmacêutica Pfizer, o intervalo sugerido entre cada dose é de 8 semanas. Caso o menor não esteja acompanhada dos pais, ele deverá apresentar um termo por escrito assinado pelo responsável.

A imunização dessa faixa etária começará por crianças que tenham comorbidades. Apesar de não ser necessária a prescrição médica para vacinação, o governo federal recomenda que os pais procurem um profissional da saúde antes de levar seus filhos para tomar a vacina

0

Inicialmente, a intenção do governo era de exigir prescrição médica. No entanto, após a audiência pública realizada na terça-feira (4/1) com membros de entidades médicas, o ministério decidiu recuar.

De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), a vacina é específica para crianças e tem concentração diferente da utilizada em adultos. A dose pediátrica do imunizante, conhecida como Comirnaty, equivale a um terço da aplicada em pessoas com mais de 12 anos.

A decisão do Ministério da Saúde de prolongar o intervalo das doses da imunizante contraria a orientação da Anvisa, que defende uma pausa de três semanas entre uma aplicação e outra para crianças de 5 a 11 anos.

Compartilhar notícia