metropoles.com

Covid: vacina para crianças com menos de 5 anos é eficaz, diz Pfizer

Empresa pretende pedir autorização para uso nos EUA ainda nesta semana. Programa inclui três doses, e crianças tiveram resposta imune forte

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
Imagem de mão segurando seringa - Metrópoles
1 de 1 Imagem de mão segurando seringa - Metrópoles - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

A Pfizer e a BioNTech divulgaram, nesta segunda-feira (23/5), os resultados de um estudo que comprova eficácia e segurança da vacina contra a Covid-19 para crianças entre 6 meses e 5 anos de idade.

Após receberem três doses do imunizante, os 1.678 voluntários apresentaram resposta imune semelhante à de jovens entre 16 e 25 anos. Os resultados não foram publicados em revista científica até o momento. A Pfizer pretende submeter os dados ao FDA (equivalente à Anvisa nos EUA) para pedir autorização emergencial ainda nesta semana.

Segundo as empresas, a eficácia do imunizante para este público é de 80,3% até o momento, mas a porcentagem só será confirmada depois que pelo menos 21 crianças apresentarem casos sintomáticos da Covid-19 após a vacinação.

0

“Esses dados de segurança, imunogenicidade (capacidade de desencadear resposta imune) e eficácia são encorajadores, e esperamos completar o processo de submissão das informações aos órgãos, globalmente, com a esperança de disponibilizar esta vacina para crianças pequenas, o mais rápido possível”, explica o CEO da Pfizer, Albert Bourla, em comunicado à imprensa.

As doses para a faixa etária são menores do que as aplicadas em pessoas mais velhas, e o regime é completado após três injeções – as duas primeiras devem ser inoculadas em um intervalo de três semanas, e a última, dois meses depois.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações