metropoles.com

Covid: estudo com 1,4 mil pacientes comprova ineficácia da ivermectina

Pesquisa canadense analisou uso do comprimido que combate parasitas no tratamento de pacientes com a Covid-19

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Secom Itajaí
ivermectina
1 de 1 ivermectina - Foto: Divulgação/Secom Itajaí

Um novo estudo feito por cientistas da Universidade McMaster, no Canadá, sobre o uso da ivermectina no tratamento da Covid-19 mostrou que o remédio não é capaz de reduzir o risco de hospitalização ou de amenizar os sintomas da doença.

A pesquisa contou com cerca de 1.400 pacientes adultos da Covid-19, todos com risco de desenvolver a forma grave da doença, e é a maior feita até hoje.

Os resultados foram revisados por pares e apresentados na sexta-feira (18/3), em um fórum patrocinado pelo National Institutes of Health, agência de pesquisas em saúde dos Estados Unidos. As informações sobre o trabalho foram divulgadas no The Wall Street Journal.

0

Estudo

Os pesquisadores dividiram os participantes em dois grupos, onde metade foi submetido ao tratamento com ivermectina por três dias e a outra metade, com um placebo.

Neste período, foram avaliados se os pacientes que tomaram o comprimido antiparasitário se livraram dos sintomas mais cedo; eliminaram o vírus mais rapidamente do organismo; foram menos propensos a precisar de hospitalização; permaneceram hospitalizados ou com auxílio de ventiladores por menos tempo e se houve diferença nas taxas de mortalidade.

O uso da ivermectina, no entanto, não foi relacionado à melhora de nenhum dos parâmetros em relação ao grupo  que tomou placebo. “Não houve indicação de que a ivermectina seja clinicamente útil”, afirmou Eward Mills. professor de ciências da saúde da universidade canadense, ao The Wall Street Journal.

“Este é o primeiro grande estudo prospectivo que deve realmente ajudar a acabar com a ivermectina e não dar credibilidade ao uso dela para a Covid-19”, comentou Peter Hotez, reitor da Escola Nacional de Medicina Tropical de Baylor College of Medicine em Houston, revisor do estudo.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?