metropoles.com

Estudo confirma ineficácia da ivermectina para tratamento da Covid-19

Pesquisa feita na Colômbia com 476 pacientes com quadro leve da doença mostra que medicamento não faz diferença significativa do tratamento

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Secom Itajaí
ivermectina
1 de 1 ivermectina - Foto: Divulgação/Secom Itajaí

Apesar de ser um dos medicamentos mais usados no Brasil para prevenção e tratamento de casos leves de Covid-19, a ivermectina não tem comprovação científica de eficácia. Um estudo publicado nesta quinta (4/3) na revista científica Journal of the American Medical Association (JAMA) comprova que o remédio realmente não tem efeito contra o coronavírus.

Promovida na Colômbia, a pesquisa analisou 476 pacientes que apresentavam quadro leve da infecção, com sintomas há no máximo sete dias, e que estavam em casa ou hospitalizados. Metade dos participantes recebeu ivermectina por cinco dias, e o restante, um placebo. A média de idade dos pacientes foi de 37 anos.

O tempo para resolução dos sintomas foi de, em média, 10 dias para o grupo com ivermectina, e 12 dias para o que tomou placebo. No 21º dia após a infecção, 82% dos pacientes que usaram a medicação estavam curados, e 79% dos que receberam o placebo também.

Um total de 15 pacientes (7,5%) que tomou ivermectina precisou interromper o tratamento, por efeitos adversos. Quatro pacientes, dois em cada grupo, tiveram falência múltipla de órgãos decorrente da Covid-19.

A pequena diferença nos percentuais mostra que não há melhoria significativa no uso do fármaco contra o coronavírus. “Nossos achados não recomendam o uso de ivermectina no tratamento de casos leves de Covid-19, e estudos maiores devem ser feitos para entender os efeitos do medicamento em outros desfechos clínicos relevantes”, escreveram os pesquisadores no documento.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações