metropoles.com

Covid-19: vacina que será testada no Brasil apresenta resultados animadores

Artigo publicado na revista Nature mostra que imunização das farmacêuticas BioNtech e Pfizer foi eficiente em produzir resposta imunológica

atualizado

Compartilhar notícia

Divulgação/Louis Reed/Unsplash
vacina laboratório
1 de 1 vacina laboratório - Foto: Divulgação/Louis Reed/Unsplash

Um artigo publicado na revista Nature desta quarta-feira (12/8) mostra que a candidata à vacina contra o novo coronavírus das empresas americanas BioNtech e da Pfizer foi capaz de induzir uma resposta imune robusta nos voluntários das fases 1 e 2 dos testes clínicos.

O estudo envolveu 45 candidatos saudáveis, todos com menos de 55 anos. De acordo com os resultados, eles produziram níveis de anticorpos neutralizantes de 1,9 a 4,6 vezes maiores do que os registrados em pacientes curados da Covid-19. Os voluntários receberam doses de reforço após 21 dias e, mesmo antes da segunda imunização, já tinham desenvolvido anticorpos contra o Sars-CoV-2.

A resposta imunológica foi proporcional à dose aplicada – variável de 10 a 100 microgramas –, com melhor resultado entre aqueles que receberam 30 microgramas.

Os voluntários que tomaram a dose maior não receberam reforço, pois apresentaram efeitos colaterais descritos como leves e moderadas, como dor no local da injeção, fadiga, dor de cabeça, febre e distúrbios do sono.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou em julho que o Brasil integre a última fase do estudo das farmacêuticas. Mil voluntários serão recrutados nos estados de São Paulo e da Bahia. (Com informações da Agência Estado)

0

 

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?