metropoles.com

Covid-19: Bio-Manguinhos e Butantan já se preparam para fabricar vacinas

Dois dos principais produtores de vacina do país estudam como ajustar o volume de produção para garantir imunização à população brasileira

atualizado

Compartilhar notícia

Rafaela Felicciano/Metrópoles
profissional de saúde manipulando vacina
1 de 1 profissional de saúde manipulando vacina - Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles

Com as notícias sobre a testagem em massa no Brasil de dois métodos de imunização promissores contra o novo coronavírus, os institutos brasileiros Bio-Manguinhos (Rio de Janeiro) e Butantan (São Paulo) já iniciam a preparação das fábricas para a produção de vacinas.

Na última quinta-feira (11/06), o governador de São Paulo, João Doria, anunciou a parceria inédita entre o Instituto Butantan e a farmacêutica chinesa Sinovac para produção e realização de testes da fase 3 – a mais avançada no desenvolvimento de uma vacina – contra o novo coronavírus.

O acordo prevê a aplicação da candidata à vacina em 9 mil voluntários no Brasil e a transferência de tecnologia para produção em escala industrial no país, que garantiria o fornecimento gratuito ao SUS (Sistema Único de Saúde).

Dimas Covas, diretor-geral do Butantan, afirma que o instituto tem capacidade para produzir até 30 milhões de doses por ciclo produtivo.

Em negociação com pelo menos quatro empresas internacionais para o processo de uma produção de vacina no Brasil, a Bio-Manguinhos, ligada à Fiocruz, informa que tem capacidade para produzir 40 milhões de doses por mês.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, há cerca de 136 candidatas a vacinas contra o novo vírus em estudos em todo o mundo, mas somente 10 estão na fase de ensaio clínico, que permite testagem em humanos.

Compartilhar notícia

Todos os direitos reservados

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?