metropoles.com

Coronavírus: número de casos suspeitos no Brasil cai de 11 para 9

Dado foi atualizado na manhã desta quinta-feira (06/02/2020) durante a reunião com os secretários de Saúde para tratar da epidemia

atualizado

Compartilhar notícia

CDC/Unsplash
imagem de um coronavírus
1 de 1 imagem de um coronavírus - Foto: CDC/Unsplash

O número de casos suspeitos de coronavírus no Brasil diminuiu para 9, segundo o Ministério da Saúde. Enquanto isso, 24 casos foram descartados — a maioria era causada por vírus influenza, muito comum nesta época.

Os casos investigados são em Minas Gerais (1), Rio de Janeiro (1), Rio Grande do Sul (3), Santa Catarina (1) e São Paulo (3).

Segundo o secretário de vigilância em Saúde, Wanderson Oliveira, o dado comprova a capacidade das instituições de saúde em tratar e definir exatamente o elemento causador do problema.

Os dados foram divulgados durante a reunião do ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta com os secretários de saúde estaduais e representantes das secretarias de saúde municipais. O objetivo é definir, conjuntamente, um plano de ação pra conter o vírus, caso chegue em território nacional, e alinhar a resposta no caso de infecção.

Todos os pacientes considerados suspeitos precisam se encaixar na definição prevista pela Organização Mundial de Saúde (OMS): apresentar sintomas respiratórios, como tosse, acompanhados de febre e ter estado na China 14 dias antes do início desses sintomas.

Brasileiros na China

Na quarta-feira (05/02/2020), dois aviões VC-2 da Força Aérea Brasileira (FAB), normalmente usados no transporte presidencial, partiram de Brasília poucos depois do meio-dia com a missão de resgatar 34 brasileiros na cidade de Wuhan, na China, epicentro do surto internacional de coronavírus.

A missão teve início oficial na terça-feira (04/02/2020), quando dois jatos Legacy da FAB partiram para Varsóvia, na Polônia, com tripulantes que farão o revezamento do serviço de voo, uma vez que serão 62 horas ininterruptas de trabalho.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?