Conheça sintomas e tratamento de infecção urinária

Doença atinge 50% mais mulheres do que homens. Ardência ao urinar, vontade constante de fazer xixi e dores são sintomas comuns

Getty imagesGetty images

atualizado 17/01/2019 18:54

A infecção urinária pode ocorrer em qualquer parte do sistema urinário, como rins, bexiga, uretra e ureteres. Cerca de 30% das mulheres terão infecção urinária leve ou grave em algum momento da vida. Mulheres têm tem 50% mais chances de terem o problema do que homens. Entre os principais sintomas estão: ardência ao urinar, vontade de ir ao banheiro toda hora (mesmo que não saia nada), urina avermelhada (com sangue) e dores fortes.

A cistite, tipo de infecção mais comum, é bacteriana e ocorre na bexiga ou no trato urinário inferior. Normalmente, a contaminação é proveniente de uma bactéria do trato gastrointestinal. No entanto, relação sexual também pode levar à cistite. A anatomia feminina – ou seja, a curta distância da uretra ao ânus e da abertura uretral à bexiga – potencializa os riscos.

O tratamento deve ser orientado por um médico, porque normalmente inclui antibióticos. Além disso, recomenda-se uma boa hidratação como forma de prevenção.

Últimas notícias