Confira 5 sintomas vasculares que podem aparecer depois da Covid

Especialista alerta para sintomas não respiratórios que podem se manifestar após a infecção provocada pelo coronavírus

atualizado 27/06/2022 22:56

Imagem colorida: mulher segura perna - Metrópoles Getty Images

A Covid-19 não está relacionada unicamente a doenças respiratórias e produz impactos vasculares significativos no organismo.

O médico Josualdo Euzébio da Silva, especialista em cirurgia vascular e endovascular, explica que problemas circulatórios podem ocorrer tanto na fase da doença quanto meses depois da Covid.

Algumas destas alterações podem ser tratadas com medicamentos, outras necessitam de tratamento cirúrgico. O especialista elencou 5 sintomas circulatórios que já estão relacionados à Covid-19:

1. Trombose

De acordo com artigo publicado pela revista científica norte-americana Circulation Research, o Sars-CoV-2 promove uma hipercoagulação do sangue, por estimular a produção elevada de substâncias inflamatórias e de uma enzima chamada trombina, que participa do processo de coagulação.

“As complicações circulatórias deste evento podem comprometer pulmões, coração, rins e cérebro. O tromboembolismo arterial e venoso e o comprometimento da microcirculação podem levar até mesmo a perda dos membros inferiores”, destaca o cirurgião.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
0

Leia sobre os outros 4 sintomas no SportLife, parceiro do Metrópoles.

Mais lidas
Últimas notícias