metropoles.com

Em pé ou sentado? Saiba a forma correta de se limpar após evacuar

Ginecologista e dermatolgista destacam a importância de praticar a higiene correta após evacuar. Veja dicas de como se limpar

atualizado

Compartilhar notícia

GettyImages
Imagem colorida de mulher sentada no vaso sanitário pegando papel higiência para se limpar - Metrópoles
1 de 1 Imagem colorida de mulher sentada no vaso sanitário pegando papel higiência para se limpar - Metrópoles - Foto: GettyImages

Você sabe se limpar corretamente após evacuar? Pode parecer algo automático, já que o ato é praticado rotineiramente, mas executar a higiene do ânus de forma incorreta pode apresentar alguns riscos à saúde, como hemorróidas ou fissuras anais.

Os erros da higiene estão em atos simples, como na ordem dos movimentos, na escolha do papel e no número de vezes que se usa o material para se limpar. Confira a maneira correta de praticar a limpeza:

1. Ordem dos movimentos

Um dos tópicos mais importantes é a ordem do movimento, especialmente para as mulheres. Segundo a ginecologista Alyssa Dweck, de Nova York, o ideal é limpar-se da frente para trás, ou seja, da uretra em direção às nádegas.

“Há muito mais bactérias na área retal — por isso, você deve evitar arrastar o papel higiênico em direção à uretra. Trazer esses microrganismos para a frente pode contribuir para uma infecção do trato urinário”, alerta Alyssa, em entrevista ao site Health.

2. Tipo de papel

Pode parecer uma boa maneira de economizar no mercado, mas o papel higiênico de textura fina, áspera, com perfume e reciclado pode causar irritação ou até mesmo reação alérgica. Por isso, tenha carinho por si mesmo: opte sempre pelo papel macio de folha dupla.

Imagem de papel higiênico sobre fundo rosa - Metrópoles
O papel idela é o de folha dupla

3. Em pé ou sentado?

A posição para se limpar não importa, desde que o ânus esteja de fácil acesso para a higiene. Ficar em pé ou sentado é uma questão de preferência e mobilidade para facilitar a limpeza.

4. Não esfregue

Outro problema comum na higiene é o excesso de força para limpar o ânus. O ideal é passar o papel higiênico gentilmente para evitar uma fissura anal seguida de sangramentos.

5. Lave as mãos

Tão importante quanto a higiene correta do ânus é a lavagem das mãos depois do ato. Segundo a dermatologista Paula Luz, da Clínica Luz, de Brasília, essa deve ser uma regra que acompanha o término da evacuação.

“O simples hábito de lavar as mãos é capaz de prevenir e controlar a disseminação de muitas bactérias, pois elas vão encostar em várias superfícies ao longo do dia. Os microrganismos são capazes de provocar, por exemplo, uma intoxicação alimentar”, afirma Paula.

Foto colorida de pessoa branca lavando as mãos em uma pia. Ao lado, há cenouras, tomates e verduras - Metrópoles
Não esqueça de lavar as mãos antes de manusear os alimentos

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações