Cientistas desenvolvem vacina solúvel que previne a infecção urinária

Pesquisadores dos Estados Unidos criaram vacina sublingual que cria resistência do organismo contra bactéria causadora da infecção urinária

atualizado 29/11/2022 18:19

Mulher segurando virilha para fazer xixi Reprodução/ FreePik

Pesquisadores da Universidade Duke, nos Estados Unidos, elaboraram uma vacina que combate a infecção urinária. O imunizante é um comprimido sublingual e solúvel, e está na fase de testes em animais. Os primeiros resultados foram publicados na revista Science Advances no dia 23/11.

A proposta da vacina foi desenvolvida com a finalidade de reduzir o uso de antibióticos, que são o tratamento padrão para a condição. A nova fórmula expõe o sistema imunológico a moléculas encontradas nas bactérias que causam infecção urinária e, assim, criam uma defesa contra a doença.

O imunizante é administrado em forma de comprimido solúvel e, por enquanto, foi testado apenas em camundongos e coelhos. Ele é feito de um material conhecido como nanofibra peptídica, que pode entrar nas mucosas e treinar o sistema imunológico para reconhecer e combater a Escherichia coli, que causa infecção urinária.

A primeira fase de testes mostrou que o imunizante é tão eficaz quanto altas doses de antibiótico para prevenir as infecções do sistema urinário. Ao contrário dos antibióticos, a vantagem da vacina é que ela não apresenta os mesmos efeitos colaterais dos medicamentos.

O uso prolongado de antibióticos pode levar à resistência das bactérias ao medicamento e está relacionado a complicações gastrointestinais, pois, a longo prazo, mata as bactérias do intestino.

Os pesquisadores pretendem iniciar os testes dos imunizantes em humanos em breve. Eles também investigam o tempo de proteção oferecido pela vacina. Se os resultados forem os mesmos dos apresentados nos animais de laboratório, a expectativa é que o medicamento seja uma nova alternativa para prevenir a infecção do trato urinário.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias