metropoles.com

Cientistas descobrem 200 remédios que podem funcionar contra a Covid

Desses, 40 estão passando por ensaios clínicos. O restante ainda não foi testado, mas modelo de computador aponta possível eficácia

atualizado

Compartilhar notícia

Daniel Ferreira/Metrópoles
Remédios
1 de 1 Remédios - Foto: Daniel Ferreira/Metrópoles

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, no Reino Unido, descobriram, com a ajuda de um programa de computador, 200 medicamentos que podem funcionar no tratamento da Covid-19. Desses, apenas 40 estão passando por estudos clínicos até o momento. O estudo foi publicado nesta quinta (1°/7) na revista científica Science Advances.

O modelo de computador foi alimentado com um mapa das proteínas que estão envolvidas na infecção pelo coronavírus – desde as que ajudam o vírus a entrar nas células até as geradas em consequência da doença – e cruzou as informações com os dados de dois mil medicamentos aprovados para uso e seu funcionamento.

Os medicamentos foram, então, classificados quanto ao possível papel na batalha contra a infecção: alguns funcionariam contra a replicação viral, e outros, estimulariam a resposta imunológica. Algumas dessas drogas foram testadas em células derivadas de humanos e primatas em laboratório e apresentaram bons resultados.

“Nosso estudo obteve informações inesperadas sobre os mecanismos por trás da Covid-19, e nos mostrou algumas drogas promissoras que podem funcionar para tratar ou prevenir a infecção. Usamos uma abordagem baseada em dados, essencialmente permitindo que algoritmos de inteligência artificial interrogassem bancos de dados, e depois validamos nossas descobertas em laboratório, confirmando o poder dessa abordagem”, explica Namshik Han, um dos cientistas responsáveis pelo estudo.

Os medicamentos ainda precisam passar por estudos clínicos para que sua eficácia em humanos seja comprovada.

0

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações