metropoles.com

Cientistas criam app de celular que pode identificar Alzheimer e TDAH

Aplicativo usa a câmera de infravermelho do aparelho para medir o tamanho da pupila do paciente

atualizado

Compartilhar notícia

Dmitry Marchenko/EyeEm/Getty Images
Olhos cansados e avermelhados
1 de 1 Olhos cansados e avermelhados - Foto: Dmitry Marchenko/EyeEm/Getty Images

O diagnóstico de algumas doenças neurológicas é bastante complicado: só depois de apresentar vários sintomas é que a pessoa vai procurar ajuda, ou pode até passar a vida toda sem saber o que está errado. Para facilitar o processo, cientistas da Universidade da Califórnia em San Diego, nos Estados Unidos, criaram um aplicativo que pode rastrear distúrbios e transtornos como o TDAH e o Alzheimer.

Usando a câmera frontal dos aparelhos mais modernos, que tem tecnologia infravermelha para reconhecer a face do usuário, os cientistas conseguiram desenvolver um aplicativo que acompanha a mudança de tamanho da pupila. Estudos recentes mostram que o tamanho da pupila está ligado às funções neurológicas do paciente.

Esse tipo de exame, atualmente, é feito apenas em laboratórios e clínicas e exige um equipamento especializado. A ideia dos pesquisadores é popularizar o teste. Os dados do aplicativo foram comparáveis aos encontrados pela máquina considerada padrão-ouro para detectar as mudanças no tamanho da pupila.

0

O aplicativo ainda é um protótipo e precisa ser desenvolvido, mas os pesquisadores estão animados e ganharam menção honrosa de melhor artigo na ACM Computer Human Interaction Conference on Human Factors in Computing Systems, uma conferência.

Participantes idosos ajudaram a criar a interface, que deve ser simples o suficiente para ser usada por várias pessoas. A próxima fase do estudo deve testar o aplicativo com indivíduos mais velhos e com comprometimento cognitivo leve.

“Esperamos que isso abra as portas para novas explorações do uso de smartphones para detectar e monitorar possíveis problemas de saúde mais cedo”, explica o autor do estudo, Colin Barry, ao site da Universidade da Califórnia.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações