metropoles.com

Cefaleia tensional: quais são as causas do problema que afeta Virginia

A influenciadora Virginia Fonseca, casada com o cantor sertanejo Zé Felipe, voltou a sofrer com dores de cabeça fortes

atualizado

Compartilhar notícia

Reprodução/ Instagram
Hospital emite nota e finalmente descobre o que há com Virginia
1 de 1 Hospital emite nota e finalmente descobre o que há com Virginia - Foto: Reprodução/ Instagram

A influenciadora digital Virginia Fonseca, casada com o cantor sertanejo Zé Felipe, voltou a sofrer com dores de cabeça fortes. Virginia está na reta final da segunda gravidez e o mesmo problema já tinha a levado a uma internação em maio.

Desta vez, a influenciadora recebeu o diagnóstico de cefaleia tensional. A dor é caracterizada pela sensação de que há uma faixa apertando a cabeça e o pescoço, causando grande incômodo. “É um problema bastante recorrente na população e tem causas multifatoriais”, explica a neurologista Márcia Neiva, do Hospital DF Star, da Rede D´Ór.

Causas

A cefaleia tensional pode ser uma reação a momentos de tensão, ansiedade e estresse. Também pode ser provocada por questões relacionadas à saúde dos olhos, como miopia ou astigmatismo que não estejam tendo a devida correção.

Outras causas comuns são distúrbios na articulação temporomandibular (ATM) e dores na região do pescoço provocadas por má postura, dificuldades de sono ou insônia, que irradiam para a cabeça.

“Na maioria das vezes, controlamos apenas os sintomas. Não é um problema que demande atendimento de emergência, a menos que a medicação comum não funcione ou que a dor esteja acompanhado de vômitos”, relata a neurologista Márcia Neiva. “No caso de uma paciente grávida, no entanto, quaisquer medicações precisam ser orientadas pelos médicos que acompanham a gestação”, completa a médica.

A diferença entre a cefaleia tensional e a enxaqueca é que a dor da enxaqueca é intermitente, enquanto a da cefaleia tensional não tem pausas, sendo contínua.

Sintomas

Na cefaleia tensional, o principal sintoma é a dor de cabeça acompanhada da sensação de aperto ao redor da cabeça ou em pontos distintos. Alguns pacientes descrevem que é como se estivessem usando um capacete apertado ao redor da cabeça.

Sensação de pressão ou de dor atrás dos olhos, sensibilidade à luz, sensibilidade no couro cabeludo também podem fazer parte do quadro.

Tratamento

A cefaleia tensional costuma ser tratada com o auxílio de um analgésico ou de um relaxante muscular. Ficar alguns instantes quieto, em repouso e em ambientes sem luz pode ser uma saída para aliviar os sintomas.

Nos casos em que o paciente apresente a cefaleia tensional com frequência, é indicado buscar um neurologista que recomendará um tratamento profilático.

Para pacientes que apresentam a cefaleia tensional como consequência de episódios de ansiedade e estresse, é recomendada a adoção de novos hábitos, como a realização de exercícios físicos e de meditação.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações