Câncer de endométrio: cientistas encontram possível causa genética

A molécula Myo5b atua como um condutor de nutrientes para o tumor. Bloqueá-la poderia ser a resposta para tratar e curar o câncer

atualizado 15/03/2023 15:54

foto colorida de mulher com a mão na barriga - Metrópoles DIVULGAÇÃO

Cientistas norte-americanas acreditam ter encontrado uma possível causa genética para o câncer de endométrio. A doença é uma das mais mortais entre mulheres no mundo.

As irmãs Engevik, pesquisadoras do Hollings Cancer Center da Universidade Médica da Carolina do Sul (MUSC), nos Estados Unidos, sugerem que a molécula genética Myo5b atue como um condutor responsável por nutrir e aumentar o tumor. Bloqueá-la, por sua vez, poderia ser a resposta para um tratamento eficaz e para a cura das pacientes.

Ao comparar dados genéticos de uma variedade de tipos de tumores, eles observaram que as amostras de câncer de endométrio tinham altos níveis de Myo5b.

Em um artigo publicado na revista científica PLoS One, em janeiro deste ano, as pesquisadoras comparam essa molécula específica a um motorista de aplicativo de entrega de refeições.

A molécula entrega uma variedade de alimentos ou cargas ao tumor estático, promovendo seu crescimento. Quanto mais motoristas estiverem por perto para entregar alimentos ao câncer, mais rápido ele crescerá.

“É interessante ver funções diferentes e únicas do Myo5b em outros tecidos e em diferentes patologias. Compreender o papel do Myo5b no câncer é um grande desafio e um novo e empolgante caminho de pesquisa para o meu laboratório”, afirma a pesquisadora Amy Engevik. No laboratório, também trabalham suas irmãs Mindy e Kristen.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
0

Novos tratamentos

As pesquisadoras acreditam que medicamentos bloqueadores de Myo5b podem ser usados para reduzir o número de “motoristas”, retardando a entrega de nutrientes ao tumor.

“O Myo5b pode ser um novo alvo no câncer de endométrio”, sugere Amy.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias