Câncer do colo do útero: SUS oferece teste mais preciso para prevenção
Nova tecnologia incorporada ao sistema público permite identificar o risco da doença com 10 anos de antecedência
atualizado
Compartilhar notícia

O combate ao câncer do colo do útero ganhou um reforço histórico no Brasil. O Sistema Único de Saúde (SUS) incorporou oficialmente o teste de DNA-HPV para o rastreamento da doença. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), esse câncer mata uma mulher a cada 90 minutos no país. A nova tecnologia promete transformar esse cenário preocupante em algo evitável.
Diferente do Papanicolaou tradicional, o novo teste molecular identifica o DNA do vírus antes mesmo das lesões surgirem. Isso antecipa o diagnóstico de forma drástica.
Para a patologista e diretora do departamento de anatomia e genômica do A.C.Camargo Câncer Center, Louise De Brot, o teste molecular representa um marco científico. “A introdução do teste de DNA para HPV representou uma das transformações mais profundas na história da prevenção”, afirma.
Leia a notícia completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
