metropoles.com

Brasileiros divergem sobre obrigatoriedade das vacinas contra Covid

Pesquisa feita pelo centro de estudo Sou Saúde ouviu 1,2 mil pessoas. Maioria da população acredita na eficácia e segurança das vacinas

atualizado

Compartilhar notícia

Vinícius Schmidt/Metrópoles
Foto colorida: homem de costas durante aplicação de vacinas - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida: homem de costas durante aplicação de vacinas - Metrópoles - Foto: Vinícius Schmidt/Metrópoles

Cerca de quatro em cada dez brasileiros (45,9%) acreditam que as vacinas contra a Covid-19 deveriam ser obrigatórias, segundo mostra um levantamento realizado pelo centro de estudo Sou Ciência, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em parceria com o Instituto de Pesquisa Ideia Big Data.

Os pesquisadores ouviram a opinião de 1,2 mil brasileiros maiores de 16 anos de todas as regiões do país. Para 46,8% dos entrevistados, a imunização contra a doença deveria ser facultativa; 6,3% não concorda nem discorda e 1% não soube opinar.

Desconfiança nas vacinas

Segundo o levantamento, três em cada dez pessoas (30%) acreditam que “as vacinas contra a Covid-19 não estão comprovadas cientificamente”. Outras 52% confiam na eficácia dos imunizantes; 10,5% nem concordam nem discordam com a afirmação e 6,4% não sabem.

Estudos realizados pelas farmacêuticas desenvolvedoras das vacinas e, posteriormente, por universidades renomadas e instituições que monitoram a resposta dos imunizantes após o início das campanhas de vacinação comprovam a eficácia e segurança deles para diferentes grupos etários.

0

Tratamento precoce

Ao serem questionados se “a cloroquina e o kit Covid permitiram o tratamento precoce”, 41,5% dos entrevistados discordaram da afirmação; 35,3% concordaram; 14,4% não opinaram e 8,8% não tinham certeza.

O autores do levantamento avaliam que a melhora do cenário da pandemia no país – com redução do número de novos casos diários e mortes provocadas pela doença após o início da vacinação – fez com que a população passasse a enxergar o coronavírus como um vírus menos perigoso.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações