Observadora do cenário político do DF, lança luz nos bastidores do poder na capital.

Venda de Kit Covid cai no DF com vacinação e combate às fake news

Pesquisa do Conselho Federal de Farmácia mostra que houve redução de 65% na venda de ivermectina e de 48% da hidroxicloroquina

atualizado 23/03/2022 13:55

cloroquinaDivulgação/Ministério da Defesa

As vendas dos medicamentos do Kit Covid tiveram queda nas farmácias do Distrito Federal nos últimos meses, segundo o Conselho Federal de Farmácia. É um resultado da redução dos casos da Covid-19 com a vacinação e do combate às fake news que ligavam o uso dos remédios à melhora de pacientes.

De dezembro de 2021 a janeiro de 2022, a comercialização de ivermectina teve redução de 65%  na capital federal. No início da pandemia, houve um aumento de 1.489% nas vendas do medicamento.

Entenda como funciona o autoteste para detectar Covid:

0

A procura por hidroxicloroquina nas farmácias do DF também caiu. Houve diminuição de 48% das vendas, entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, em comparação com o mesmo período do ano anterior.

Segundo a conselheira federal pelo DF, a farmacêutica Gilcilene Maria dos Santos El Chaer, a baixa na venda dos medicamentos é resultado do combate às fake news, mas os medicamentos ainda são procurados nos estabelecimentos.

“No caso da cloroquina, antes da pandemia, as vendas variaram cerca de 7% entre 2018 e 2019, enquanto depois do novo coronavírus, entre 2020 e 2021, aumentou 206%. Então, embora a tendência para os próximos anos seja de declínio, ainda há interesse pelos medicamentos”, afirmou a conselheira.

A procura pela azitromicina ainda está em alta, segundo a pesquisa do Conselho Federal de Farmácia. Houve um aumento de 17% nas vendas do remédio entre novembro de 2021 e janeiro de 2022, no DF.

A nível nacional, a comercialização de azitromicina cresceu 50% no período. A conselheira federal disse que o aumento pode ser explicado pelo uso do remédio em alguns casos de complicações da Covid-19 e também nos casos de Influenza H3N2.

Mais lidas
Últimas notícias