Bolhas nos pés e nas mãos podem ser disidrose. Conheça o problema

Entenda o que é a disidrose, doença que provoca o surgimento de bolhas nas mãos e nos pés, e pode causar coceira e dor

atualizado 17/11/2022 13:50

Fotografia colorida da palma das mãos descascando - Metrópoles GettyImages

Você já ouviu falar na disidrose? Ela é uma doença que pode provocar o surgimento de pequenas vesículas e bolhas claras com uma área avermelhada na palma das mãos e na planta dos pés. Essas lesões causam coceira, dor e posteriormente as bolhas acabam se transformando em descamações da pele.

Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), em 70 a 80% dos pacientes, a doença atinge somente as mãos. Nos casos mais leves, as vesículas aparecem apenas na face lateral dos dedos das mãos, ocupando uma região bem limitada.

Além disso, pode acontecer das vesículas se agruparem, formando bolhas maiores. Geralmente, a disidrose regride em uma a três semanas, mas pode se tornar crônica.

Causas da doença

A disidrose pode ter como causas a dermatite de contato, infecções fúngicas ou farmacodermia. É mais comum que a doença apareça nos meses quentes e se associa com frequência à hiperidrose (suor excessivo). Inclusive, fatores emocionais podem agravar a doença, ou até mesmo desencadeá-la.

Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias