metropoles.com

Atenção, pais! Álcool em gel não deve ir na mochila das crianças

Médicos alertam sobre os pequenos manusearem frascos de álcool em gel sem a supervisão de um adulto

atualizado

Compartilhar notícia

Google News - Metrópoles
Flavia Morlachetti/Getty Images
Álcool em gel
1 de 1 Álcool em gel - Foto: Flavia Morlachetti/Getty Images

A volta às aulas exige um novo comportamento de toda a comunidade escolar. As medidas de higiene de estudantes, funcionários e professores devem ser reforçadas para evitar a contaminação pelo novo coronavírus.

Na hora de mandar as crianças para a escola, os pais devem acrescentar na mochila máscaras suficientes para serem trocadas a cada duas horas ou sempre que estiverem úmidas.

Também é indicado enviar uma bolsinha sobressalente para que a criança separe as máscaras usadas. “É preciso ensinar às crianças que as máscaras devem ser trocadas sempre”, explica a infectologista Ana Helena Gremoglio, do Hospital Águas Claras.

Mas, e o álcool em gel? Deve ser inserido no kit de higiene das crianças? A resposta é: não. Os médicos não indicam que o produto seja enviado na mochila dos estudantes até 12 anos. “O melhor é incentivar a higiene das mãos com água e sabão”, afirma Ana Helena.

Ela recomenda que a escola mantenha o álcool em gel acessível para os estudantes mais velhos – que já tenham capacidade de compreender as instruções de uso, mas que a utilização pelos menores seja vigiada por um adulto. “Frascos de álcool devem sempre ficar longe de crianças, há vários riscos envolvidos”, aponta.

A pediatra Nathália Sarkis, da rede de hospitais Santa Lúcia, explica que, devido à curiosidade, as crianças muito pequenas podem ingerir o álcool ou ainda passar grande quantidade na pele, o que pode causar dermatites, ou nos olhos. “O uso pode ocorrer na escola, desde que seja supervisionado por um adulto. O produto não deve ficar ao alcance dos menores”, pontua.

Nathália Sarkis sugere ainda que a lavagem das mãos seja acompanhada pelos professores, de forma a assegurar a correta realização.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?