metropoles.com

Aprender piano aos 60 anos reduz risco de demência, diz estudo

Pesquisa realizada com idosos que aprenderam a tocar um novo instrumento comprovou benefícios da prática

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Idoso tocando piano
1 de 1 Idoso tocando piano - Foto: Getty Images

Pessoas que aprendem a tocar piano depois dos 60 anos correm menos risco de desenvolver demência, segundo mostra um estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Genebra, na Suíça, e da Hannover Medical School, na Alemanha.

Estudos anteriores já tinham trazido evidências de que tocar um instrumento pode oferecer benefícios para a saúde cerebral. O novo estudo, publicado na revista Frontiers in Aging Neuroscience, mostra que mesmo pessoas que nunca tocaram um instrumento antes podem colher vantagens caso se dediquem à prática.

0

A pesquisa contou com a participação de 121 idosos saudáveis, com idades entre 60 e 70 anos, que nunca haviam tocado um instrumento. A metade deles teve aulas semanais de piano, com duração de uma hora, por seis meses.

Os voluntários foram instruídos a praticar o instrumento em casa por pelo menos meia hora todos os dias. A outra metade assistiu a apresentações semanais de diferentes tipos de gêneros musicais, mas não pode tocar, cantar ou bater palmas nesse período.

Os pesquisadores compararam as imagens dos cérebro dos participantes feitas antes e depois do experimento para medir mudanças em substância branca, que naturalmente diminui com a idade e desempenha um papel importante na cognição e na memória.

Os praticantes das aulas de piano perderam pouco ou nada dessa substância branca, o que sugere que não houve declínio na função cerebral. O outro grupo, no entanto, teve uma redução significativa da densidade da substância branca, mostrando maior risco de desenvolver demência e outros problemas de memória.

“Essas descobertas não apenas fornecem mais evidências para o envolvimento do fórnix (parte do cérebro onde a substância está concentrada) na codificação da memória episódica, mas também mostram que aprender a tocar piano em uma idade avançada pode estabilizar a microestrutura da substância branca do fórnix”, escreveram os autores do estudo.

Os benefícios, de acordo com os pesquisadores, parecem estar relacionados à intensidade do treinamento do piano. Ou seja, para obter os resultados, os alunos precisam se comprometer com a prática.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?