metropoles.com

Aprenda a reconhecer os sintomas de alguém que está com depressão

A depressão é uma doença silenciosa, mas conforme quadro avanço, em alguns casos, é possível notar mudanças comportamentais características

atualizado

Compartilhar notícia

ISTOCK
depressão suicídio
1 de 1 depressão suicídio - Foto: ISTOCK

A depressão é uma doença silenciosa. Os primeiros sintomas da condição não costumam ser tão visíveis ou, até mesmo, físicos. Conforme o quadro avança, em alguns casos, é possível notar mudanças comportamentais que podem indicar o problema.

A plataforma médica Patient Access, que conta com o apoio do Sistema Nacional de Saúde do Reino Unido, criou um questionário que ajuda a determinar os principais sinais de alguém que está com depressão. As perguntas são de múltipla escolha e questionam sobre a frequência e a persistência de certos sintomas.

Sentimento de tristeza

Segundo os especialistas que desenvolveram a plataforma, sentimentos de tristeza e desesperança são os principais sinais de depressão. Entretanto, eles observam que nem toda depressão se manifesta da mesma maneira e varia de acordo com o estado psicológico de cada um.

“Se houver um problema ou questão específica em sua vida que possa estar causando esses sentimentos, tente conversar com um psicólogo para ver se consegue encontrar uma solução”, afirmam.

Perda de prazer

A segunda questão feita pela Patient Access analisa a capacidade de alguém encontrar prazer em atividades que costumava gostar. A plataforma indica que um sintoma comum de depressão é sentir que você não pode se envolver com a vida. Por isso, a desistência de ações prazerosas pode ser um sintoma da condição.

Mudança no apetite

Outro assunto abordado são as alterações no apetite. Para os especialistas, a total perda de sinais habituais de fome devem acender um alerta.

“Uma boa nutrição é crucial para a recuperação, por isso, certifique-se de preparar refeições saudáveis ​​e nutritivas com muitas frutas e vegetais e tente comer regularmente”, aconselham os cientistas da plataforma. No entanto, eles lembram que este sintoma pode estar relacionado a outras condições: por isso, é importante procurar um médico.

Falta de energia

Para a plataforma, falta de energia ou motivação pode ser um sinal de depressão. No entanto, alguns pacientes dizem se sentir nervosos ou inquietos, principalmente aqueles que também sofrem de sintomas de ansiedade.

Os especialistas ressaltam que a baixa energia também pode estar associada a outras condições médicas, como diabetes ou apneia do sono.

Baixo desejo sexual

“Muitas pessoas com depressão relatam uma perda de interesse pelo sexo. No entanto, manter seu desejo sexual não significa necessariamente que você não esteja sofrendo de depressão”, indica o questionário. A condição também pode estar associada a problemas hormonais e uso de medicamentos.

Padrão de sono

Com a depressão, padrões de sono são alterados. Os pacientes podem acordar mais cedo, ter dificuldades para ter uma boa noite ou mesmo dormir mais que o normal.

“Se você tem dificuldades para dormir em primeiro lugar, experimenta acordar com frequência ou se levanta em uma hora incomum, tudo isso pode estar relacionado a esse problema de saúde mental”, dizem os profissionais do Patient Access.

Pensamentos perturbadores

Por último, pensamentos de automutilação ou contra sua própria vida serão abordados. A plataforma sugere que, se você está deprimido e esses sintomas aparecerem, é necessário procurar ajuda com urgência.

“Além de procurar apoio de emergência, certifique-se de explicar ao seu médico que você está tendo esses pensamentos. Embora possam ser muito angustiantes, eles são comuns na depressão e diminuem à medida que a condição melhora”, alertam.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações