metropoles.com

Após 21 dias da 1ª dose, vacina de Oxford tem eficácia de 70%

Nova análise de dados mostrou ainda que, quando a segunda dose é aplicada três meses depois da primeira, eficácia sobe para 80%

atualizado

Compartilhar notícia

Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images
vacina covid-19 Dose da Pfizer
1 de 1 vacina covid-19 Dose da Pfizer - Foto: Aaron Chown – WPA Pool/Getty Images

Uma atualização nos dados da vacina contra Covid-19 produzida pela AstraZeneca e pela Universidade de Oxford mostrou que a eficácia do imunizante pode chegar a 70%, caso a segunda dose seja aplicada 21 dias após a primeira. Quando a segunda dose é aplicada após três meses, o percentual sobe para 80%.

A informação foi dada Munir Pirmohamed, presidente da Comissão do Grupo de Trabalho de Especialistas em Medicamentos Humanos para vacinas da Covid-19, nesta quarta-feira (30), em uma entrevista coletiva na qual a agência reguladora do Reino Unido (MHRA) apresentou a decisão de liberar o uso emergencial do imunizante no país.

Informações anteriores indicavam que a eficácia do medicamento variava entre 62% e 90%, a depender da dosagem aplicada. Nas fases iniciais dos testes clínicos em humanos, pacientes que foram imunizados com doses menores da vacina apresentaram taxas maiores de proteção. A questão ainda não foi esclarecida pelos desenvolvedores.

No Brasil, a vacina será produzida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). O imunizante é a principal aposto do governo para a vacinação da população brasileira contra a Covid-19. Segundo o Ministério da Saúde, o governo espera receber 15 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford em janeiro. Outras 15,2 milhões de doses estariam previstas para chegar em fevereiro. A expectativa é que a vacinação brasileira contra Covid-19 comece entre 20 de janeiro e 10 de fevereiro.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aguarda pedido de liberação para uso emergencial da Fiocruz para autorizar a aplicação da vacina no país. Por enquanto, o posicionamento da fundação, até a tarde desta quarta (30/12), é o de seguir com o processo de registro definitivo por meio da “submissão contínua” de documentos.

Vacinas e plano de imunização
Atualmente, quatro vacinas estão na fase 3 de testagem em humanos no Brasil. São elas:

  • AstraZeneca + Universidade de Oxford: 70% de eficácia, com uma variação de 62% a 90%, de acordo com a dose aplicada.
  • Coronavac: ainda sem a taxa de eficácia divulgada oficialmente.
  • Pfizer + BioNTech: 95% de eficácia e mais de 94% eficaz em idosos acima de 65 anos, segundo dados preliminares da fase 3.
  • Janssen (Johnson e Johnson): ainda sem taxa de eficácia divulgada.
0

 

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?