Aperto de mão fraco pode ser sinal precoce de depressão, diz estudo

Estudo sul-coreano sugere que os adultos com o toque mais fraco têm até três vezes mais chances de ter problemas de saúde mental

atualizado 25/01/2023 17:23

Imagem colorida: duas pessoas fazem aperto de mãos - Metrópoles Getty Images

O que um aparto de mãos pode dizer sobre uma pessoa? Pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade Yonsei, na Coreia do Sul, sugerem que uma pegada fraca pode ser um sinal precoce de depressão. O estudo sul-coreano contou com a participação de, aproximadamente, 51 mil adultos de seis países, todos tinham mais de 45 anos.

Os cientistas mediram a força de pegada das pessoas com um dinamômetro e compararam os resultados com uma avaliação de saúde mental. Os respondentes deveriam avaliar afirmações como: “Estou incomodado com coisas que geralmente não me preocupam” e “Senti que tudo o que fiz foi um esforço em vão”.

As pessoas que tinham menos forças nas mãos apresentaram até três vezes mais chances de concordar com afirmações negativas, comportamento que já está associado à depressão.

“A avaliação oportuna da força de preensão manual pode ajudar na detecção precoce do risco de depressão entre adultos de meia-idade e idosos”, sugerem os autores do trabalho.

Publicidade do parceiro Metrópoles 1
Publicidade do parceiro Metrópoles 2
Publicidade do parceiro Metrópoles 3
Publicidade do parceiro Metrópoles 4
Publicidade do parceiro Metrópoles 5
0

Os pesquisadores não definiram um motivo específico para a relação entre a depressão e a fraqueza das mãos. Eles sugerem que a pegada fraca pode estar associada à carência de atividades físicas, que também costuma estar relacionada à deterioração do bem-estar mental.

Os autores lembram que, embora o método possa contribuir para o diagnóstico, não substitui uma avaliação psicológica adequada.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Mais lidas
Últimas notícias