metropoles.com

Anabolizantes naturais: confira alimentos para ganhar massa muscular

Especialistas explicam como a alimentação auxilia no ganho de massa magra e quais são as comidas mais indicadas

atualizado

Compartilhar notícia

skynesher
Foto colorida: casal na academia comendo frutas e saladas
1 de 1 Foto colorida: casal na academia comendo frutas e saladas - Foto: skynesher

Além de se concentrar na execução correta dos movimentos e manter o foco no treino, as pessoas interessadas em ganhar massa muscular devem ter noções sobre alimentação para complementar o trabalho de hipertrofia.

“Se o objetivo é aumentar o volume dos músculos, é preciso aprender a comer bem. Sem isso, o objetivo não é alcançado. O organismo precisa de combustível para promover a hipertrofia”, afirma o nutricionista funcional Diogo Cirico, da empresa Growth Supplements.

Alimentos indicados

Cirico destaca alguns exemplos de alimentos que funcionam como “anabolizantes naturais”, estimulando o crescimento muscular:

  • Batata doce;
  • Frango;
  • Aveia;
  • Ovos;
  • Alimentos ricos em vitaminas do complexo B, como abacate e brócolis;
  • Carne vermelha;
  • Alimentos ricos em zinco e magnésio, como feijão, amendoim, sementes de abóbora, linhaça e alguns peixes, como salmão;
  • Alimentos ricos em vitamina A, como manga, goiaba, caju, melancia, melão e maracujá;
  • Alimentos ricos em vitamina C, como laranja, tangerina, limão, kiwi, morango e abacaxi.

Distribuição

Além da qualidade dos alimentos, é importante distribuí-los de acordo com os horários do treino de musculação.

Os carboidratos devem ser consumido antes do treino de força para fornecer energia. As proteínas devem ser consumidas no pós-treino para viabilizar a construção de novos tecidos musculares. Já as gorduras, frutas e vegetais devem ser distribuídos ao longo do dia.

Porém, de nada adianta consumir todos os alimentos de forma correta, sem hidratar o corpo. “Todos os processos metabólicos do nosso organismo dependem de água. O cálculo para o consumo adequado do líquido é de 0,35 ml a 0,50 ml por quilo ao dia”, afirma o médico pós-graduado em endocrinologia Advides Ingre, da Associação Brasileira de Médicos com Expertise de Pós-Graduação (Abramepo)

Suplementação

O médico enfatiza a necessidade de proteínas para o crescimento dos músculos. Ao contrário dos anabolizantes – que estão proibidos para fins estéticos, os suplementos estão liberados. “Alguns suplementos, como o colágeno tipo 1 indicado para pessoas acima de 30 anos, podem estimular a produção de massa muscular”, explica.

A creatina e o whey protein são outros exemplos de suplementos que servem de alimento para os músculos. Mas, além de um bom plano alimentar com suplementos, o médico destaca a importância do treino.

“Os suplementos são um extra. Eles não têm a mesma capacidade de ação, por exemplo, de uma rotina de atividades físicas e de um estilo de vida saudável. Então, de nada adianta usar suplementos se não se exercitar, ter uma alimentação saudável e boas noites de sono”, afirma Ingre.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?