metropoles.com

Afinal de contas, comer abacate emagrece? Saiba como incluir na dieta

O abacate é rico em gorduras boas e fibras, que ajudam no controle do colesterol e promovem a sensação de saciedade, reduzindo o apetite

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Ilustração de abacate segurança peso de academia - Metrópoles
1 de 1 Ilustração de abacate segurança peso de academia - Metrópoles - Foto: Getty Images

Embora seja uma fruta gordurosa, o abacate oferece inúmeros benefícios para a saúde, e acredite, ele pode ser um excelente aliado em dietas de perda de peso.

“O abacate é uma fonte de fibras, o que ajuda a promover a saciedade, controlar o apetite e evitar excessos na alimentação”, afirma a nutricionista Paulina Heringer, de Brasília.

A maior parte das gorduras presentes no abacate é do tipo saudável, como os ácidos graxos monoinsaturados. Elas ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o colesterol bom (HDL), contribuindo com a saúde cardiovascular.

Além disso, essas gorduras saudáveis também podem ajudar a melhorar a absorção de nutrientes, como as vitaminas lipossolúveis, importantes para o metabolismo, que contribuem para a queima de calorias e o emagrecimento.

Outro benefício da fruta é o baixo índice glicêmico: isso significa que a ingestão da fruta não causa picos de açúcar no sangue. “Isso é importante para quem está em uma dieta de emagrecimento, pois ajuda a manter os níveis de açúcar no sangue estáveis e evita a sensação de fome e os desejos por alimentos açucarados”, explica Paulina.

Mas a nutricionista ressalta que é importante consumir com moderação, pois é uma fruta calórica. Meio abacate por dia é o limite para quem está de dieta.

Foto colorida. Mão segura abacate que tem uma colher dentro
Comer qualquer alimento saudável em excesso pode prejudicar a perda de peso

Como incluir o abacate à dieta?

O abacate pode ser consumido de muitas formas na dieta: puro, em saladas e em vitaminas. Veja algumas dicas abaixo:

Puro: corte o abacate ao meio, remova o caroço e coma a polpa com uma colher. Adicione um pouco de sal, pimenta ou suco de limão para realçar o sabor, se desejar.

Em saladas: corte-o em fatias ou cubos e misture com outros vegetais, folhas verdes e proteínas magras.

Guacamole: amasse o abacate com um garfo e misture com cebola, tomate, coentro, suco de limão e temperos a gosto. Sirva com chips de tortilha ou como acompanhamento para outros pratos.

Vitaminas: o abacate pode ser adicionado a vitaminas para dar uma textura cremosa e aumentar o valor nutricional. Combine-o com frutas, vegetais, leite ou iogurte e adoçantes naturais, como mel ou tâmaras.

Opção de gordura: a fruta pode ser usada como substituta de gordura em receitas, como bolos, brownies e mousses. A fruta amassada pode ser ser usada no lugar da manteiga ou do óleo na mesma quantidade indicada.

Em sanduíches e wraps: fatias de abacate podem ser adicionadas a sanduíches, wraps e hambúrgueres para acrescentar sabor e textura.

Molhos e cremes: o abacate pode ser usado para fazer molhos e cremes saudáveis, basta bater a fruta com ervas, temperos e suco de limão.

“O abacate é uma ótima opção para uma dieta equilibrada, mas é importante combiná-lo com outros alimentos nutritivos. Não é recomendado consumir apenas abacate como principal fonte de calorias, pois isso pode levar a um desequilíbrio nutricional”, pondera a nutricionista.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?