metropoles.com

6 erros que podem levar ao temido efeito sanfona

Você consegue perder peso, mas depois ganha tudo de novo? Saiba como evitar o efeito sanfona de uma vez por todas

atualizado

Compartilhar notícia

Getty Images
Foto mostra Mulher se pesando em balança buscando evitar efeito sanfona com ganho de peso - Metrópoles
1 de 1 Foto mostra Mulher se pesando em balança buscando evitar efeito sanfona com ganho de peso - Metrópoles - Foto: Getty Images

Efeito sanfona é o termo usado para descrever a situação na qual a pessoa fica presa em um ciclo de ganhar e perder peso. Esse é um cenário bem comum e que acaba desmotivando muitas pessoas a continuarem na jornada de emagrecimento. Mas por que ele ocorre?

“Geralmente, o efeito sanfona acontece quando alguém faz dieta restritiva para perder peso rapidamente e, em seguida, volta a comer normalmente (ou até exageradamente), o que leva ao ganho de peso. Isso ocorre devido à redução do metabolismo, alterações hormonais, compulsão alimentar e falta de mudanças de estilo de vida”, explica a nutricionista Elaine Pádua.

Muitas pessoas se perguntam como evitar o problema, e Elaine explica que a forma mais eficaz de sair do efeito sanfona é adotando uma abordagem de perda de peso sustentável, focada em hábitos alimentares saudáveis, exercícios regulares e controle do estresse.

Mas existem erros que são os principais culpados pelo efeito sanfona e devem ser evitados. A seguir, veja quais são eles, segundo a profissional:

  1. Dietas extremamente restritivas: dietas que cortam drasticamente calorias ou grupos alimentares podem desacelerar o metabolismo e levar à perda de massa muscular. Isso facilita o reganho de peso.
  2. Falta de mudanças de hábitos: não fazer mudanças duradouras nos hábitos alimentares e no estilo de vida pode levar ao retorno aos comportamentos que causaram o ganho de peso inicial. Tome muito cuidado para não retornar aos hábitos ruins.
  3. Rápida perda de peso: perder peso rapidamente muitas vezes traz perda de músculo e metabolismo mais lento. Assim, há um provável reganho de peso quando os hábitos alimentares normais voltam.
  4. Falta de exercício físico: a atividade física regular é crucial para manter o peso perdido e reduzir o risco de reganho de peso. Mesmo após o emagrecimento, essa rotina de exercícios deve apenas sofrer adaptações, não acabar.

Saiba quais são os outros erros no site Alto Astral, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?