metropoles.com

Dezembro chegou! 5 dicas para lidar com a ansiedade de fim de ano

É hora de fazer o balanço das metas estipuladas para 2023 e pensar nos objetivos do próximo ano – o que pode gerar bastante ansiedade

atualizado

Compartilhar notícia

Lars Stenman/Getty Images
Foto colorida de movimento de uma mulher mexendo a cabeça em um travesseiro - Metrópoles
1 de 1 Foto colorida de movimento de uma mulher mexendo a cabeça em um travesseiro - Metrópoles - Foto: Lars Stenman/Getty Images

Estamos oficialmente no último mês de 2023! O que é motivo de festa e celebração, também carrega uma bagagem inesperada: uma dose extra de ansiedade para muita gente. Nesta época, as altas expectativas se misturam com um turbilhão de pressões, fazendo com que os níveis de estresse decolem.

Então, embora seja um período repleto de brilho e alegria, é também quando as emoções mais fervem, criando um cenário perfeito para altos e baixos emocionais.

Luana Ganzert, psicóloga especialista em emoções, ressalta a complexidade emocional dessa época, especialmente no que se refere à manutenção ou criação de tradições. Para aqueles que estão longe de casa ou estabelecendo suas próprias famílias, essa pressão pode ser fonte significativa de ansiedade.

“Lidar com as expectativas de preservar ou formar novas tradições carrega um profundo significado emocional, e isso pode ser uma grande fonte de ansiedade, especialmente para os mais jovens ou para aqueles distantes de seus entes queridos”, explica Luana.

O fim de ano, explica a psicóloga, pode desencadear sentimentos de solidão ou saudade, principalmente para aqueles que enfrentaram perdas ou estão longe de familiares e amigos. Esses sentimentos, segundo ela, podem intensificar a complexidade emocional do período, exacerbando a ansiedade.

0

A necessidade de criar momentos sociais perfeitos, seja em festas, eventos ou reuniões familiares, adiciona uma camada extra de estresse. “A pressão para que tudo saia perfeito pode ser intensa, e isso se soma às outras fontes de ansiedade já presentes”, afirma.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Compartilhar notícia

Quais assuntos você deseja receber?

sino

Parece que seu browser não está permitindo notificações. Siga os passos a baixo para habilitá-las:

1.

sino

Mais opções no Google Chrome

2.

sino

Configurações

3.

Configurações do site

4.

sino

Notificações

5.

sino

Os sites podem pedir para enviar notificações

metropoles.comSaúde

Você quer ficar por dentro das notícias de saúde mais importantes e receber notificações em tempo real?

Notificações